UltraViolet é inaugurado, mas ninguém dá a mínima

Ícone - UltraViolet

Sabe do que você precisa? De uma forma complicada e trabalhosa para acessar conteúdo pelo qual você pagou! Num mundo ideal, você poderia entrar numa loja, comprar um filme num DVD, copiá-lo para o HDD do seu computador e depois para seu iPod, iPhone ou iPad sem ofender ninguém nesse processo. Mas não! Isso é crime. Outra opção seria comprar o filme numa iTunes Store da vida, salvar o arquivo no seu HDD e depois transferi-lo para os gadgets nos quais você quisesse se divertir. Mais uma opção: você paga um valor pequeno, vê o filme uma vez via streaming e pronto, acabou — se quiser ver de novo, pague mais um pouquinho.

Só que não vivemos num mundo ideal, então o que os estúdios querem é que você compre o DVD, faça um cadastro num site, digite um código que veio com o DVD nesse site e autorize até 6 pessoas e 12 aparelhos compatíveis a reproduzir uma versão baixada via streaming desse mesmo filme. Ou seja, é quase como fazer todo filme funcionar como uma cópia do Windows.

Bem-vindo ao futuro. Bem-vindo ao UltraViolet.

Logo - UltraViolet

Essa marmota ridícula que os estúdios inventaram [e que já comentamos aqui no site um par de vezes: 1, 2] foi ao ar hoje, segundo o AllThingsD, quando o único filme compatível com ela chegou às lojas, Horrible Bosses.

Vai funcionar? Não faço ideia, mas definitivamente não é uma coisa que eu gostaria de usar! Até mesmo porque, por ora, esse sistema de DRM turbinado só funciona com um filme e com um serviço de streaming, o Flixster, que usa credenciais do Facebook como login. Só não me pergunte que aparelhos são compatíveis com isso — talvez o iPhone e Androids, por terem apps do Flixster, mas a esta altura é difícil afirmar com certeza.

Agora pense numa vantagem fantástica que o GigaOM comentou! Com o UltraViolet, os filmes da Warner que você comprar ficarão disponíveis para streaming mesmo quando eles estiverem passando na HBO — que usa uma política ridícula de exclusividade. Em outras palavras, com essa maravilhosa novidade, você vai se ferrar menos. Apesar de só trazer felicidade para o consumidor (ou justamente por causa disso), quase todo mundo está soprando as velas desse barco de madeira em chamas, menos a Apple, a Amazon.com e a Disney.

Honestamente, a melhor coisa que os estúdios poderiam fazer é facilitar a vida de quem paga pelo conteúdo: já que você comprou o DVD, pode colocar cópias desse filme em todos os seus aparelhos, pois ele é seu! Só que bom senso é coisa rara, então vamos economizar: para fazer as vendas subirem, vamos fazer da vida dos consumidores pagantes um pesadelo! Yay! Códigos de ativação pra software, códigos de ativação pra jogos, códigos de ativação pra filmes, códigos de ativação pra tudo!

Não é à toa que a pirataria só cresce… mas sabe como é, antes os piratas do que a Apple. 😛

Posts relacionados

Comentários