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Órgão regulador aprova uso do iPad como instrumento de navegação aérea

iPad com app de navegação da Jeppesen - WIRED

A Federal Aviation Administration (FAA) deu sinal verde para a empresa de fretes aéreos Executive Jet Management trocar os pesados e desajeitados mapas de papel pelo iPad, conta a Wired.com. O processo de aprovação levou três longos meses, nos quais tanto o hardware da tablet da Maçã quanto o app de mapas da Jeppesen, o Mobile TC, foram exaustivamente testados para verificar sua conformidade com as normas de aviação, incluindo testes de despressurização e avaliação de interferências das antenas do gadget com instrumentos de bordo.

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iPad com app de navegação da Jeppesen - WIRED

Mas e se o app com os mapas travar? Esse tipo de coisa não acontece com os de papel! “O tempo de recuperação para um travamento do aplicativo ou do sistema operacional é extremamente rápido”, disse Jeff Buhl, gerente de produtos da Jeppesen. Apesar de não ter ocorrido nenhuma situação dessas durante os testes, mesmo que tivesse havido, o app estaria de volta ao estado anterior em cerca de 4 a 6 segundos. Por via das dúvidas, porém, a Executive Jet Management vai requerer a presença de um segundo dispositivo eletrônico na cabine — provavelmente um iPad de reserva (talvez o do copiloto).

Esta decisão por enquanto se aplica a apenas uma companhia, mas ela já abre um precedente para a popularização do iPad entre pilotos e outros profissionais do transporte aéreo. A Alaska Airlines, por exemplo, já tem 100 pilotos testando a tablet da Apple. E, no processo, eles estão se preparando para trocar mais de dez quilos de manuais e mapas por uma lâmina de metal e vidro que pesa menos de um quilo.

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