O melhor pedaço da Maçã.

O que há num nome? Bluetooth 4.0 passa a se chamar Bluetooth Smart, mas continua sem saber onde fica Canberra

Com o lançamento do iPhone 4S, primeiro smartphone compatível com Bluetooth 4.0, o Bluetooth Special Interest Group (SIG) resolveu dar um tapinha em suas marcas registradas e confundir a cabeça dos consumidores expandir seus horizontes com a nova denominação Bluetooth Smart para aparelhos dotados do novo padrão single mode de baixo consumo, e a denominação Bluetooth Smart Ready para aparelhos dual mode capazes de operar tanto no modo tradicional quanto no de baixa energia.

Publicidade

Se bem entendi, o iPhone 4S, os novos MacBooks Air e o novo Mac mini são aparelhos Bluetooth Smart Ready, enquanto futuros acessórios como podômetros, medidores de pulso e afins (sensores) serão gadgets Bluetooth Smart. A tabela abaixo dá uma ideia de como será a interoperabilidade entre esses dois tipos de eletrônicos e os velhos Blueooth Stupid sem nada.

Tabela de compatibilidade do Bluetooth Smart Ready

“Consumidores podem encarar aparelhos Bluetooth Smart Ready da mesma forma como veriam uma TV 3D”, disse Suke Jawanda, CMO da Bluetooth SIG, mas creio que ele não quis fazer essa comparação para dizer que os gadgets Bluetooth Smart Ready são caros, ruins e dão dor de cabeça. “Ter a TV é apenas a primeira peça do quebra-cabeça, você precisa de óculos e de conteúdo para realmente experimentar o 3D.” Ah, sim…

Publicidade

“Uma vez que os consumidores tenham um aparelho Bluetooth Smart Ready, como o novo iPhone 4S, eles poderão continuar se conectando aos aparelhos Bluetooth existentes e estarão também prontos para experimentar o mundo novo de periféricos Bluetooth Smart que vão contar com o logo Bluetooth Smart”, completou.

Por que eu acho que alguém no departamento de nomenclaturas da Microsoft foi que cuidou de inventar essas marcas? Daqui a pouco aparece o Bluetooth Smart Plus Premium Ready, para ser compatível com o Bluetooth Smart Plus Premium… ARGH! Por que o nome do aparelho maior e mais potente dá a impressão de que ele é menor?! Ódio a nomes desnecessariamente compridos e confusos à parte, acho que o NFC já era.

E Canberra fica na Austrália.

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Treinamento Itinerante ganha novo curso de iOS Development dividido em módulos; confira cronograma atualizado! [mais]

Próx. Post

Apple mais uma vez atualiza firmware de Apple TVs, agora para a versão 4.4.2 [atualizado 2x]

Posts Relacionados