O melhor pedaço da Maçã.

Como manter suas fotos na nuvem sem que elas estejam no iPhone

Saiba mais sobre a Fototeca do iCloud
Fototeca do iCloud

A solução de armazenamento de fotos do iCloud é, inquestionavelmente, um monstrengo difícil de entender — basta ver a quantidade de artigos explicando aspectos e solucionando dúvidas sobre ela que já fizemos:

Publicidade

Depois de domada, entretanto, a famigerada Fototeca do iCloud torna-se uma aliada interessante no backup das suas imagens e na economia de espaço no iPhone/iPad/Mac.

Entretanto, o comportamento do aplicativo Fotos, em conjunto à Fototeca do iCloud, pode nos impedir de realizar algumas operações que podem ser desejadas em um ou outro momento. Por exemplo: é impossível apagar uma foto do seu iPhone sem que ela seja apagada também da nuvem, porque — na implementação da Apple — um é espelho do outro, então tudo o que você tiver no seu aparelho é tudo o que você tem também no iCloud.

Isso pode ser uma inconveniência, por exemplo, caso você tenha uma biblioteca gigantesca de fotos e queira manter apenas algumas que goste mais (ou as imagens mais recentes) no aparelho.

Fototeca do iCloud
Saiba mais sobre a Fototeca do iCloud

Essa nem é uma questão de ocupar espaço, pois a opção de otimizar armazenamento é ótima — ela permite que os arquivos originais das suas fotos sejam armazenados no iCloud e, no iPhone, permaneça apenas uma versão em resolução bem mais baixa, liberando muito espaço de armazenamento no aparelho. Para ativá-la, bastar ir em Ajustes, tocar no seu nome e acessar iCloud » Fotos, selecionando a opção “Otimizar no iPhone”.

Otimizando fotos no iPhone (iCloud)

Para quem quer a habilidade de apagar fotos no iPhone e mantê-las numa biblioteca na nuvem, entretanto, não há muito jeito: você precisa recorrer a um outro serviço, de terceiros. Aqui, apresentamos duas alternativas: Google Fotos e Dropbox.


Ícone do app Google Fotos
Google Fotos de Google
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com o iMessage
Versão 6.74 (286 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

O Google Fotos, presumo eu, todos já conhecem pela facilidade de uso e pelo fato de que ele oferece armazenamento ilimitado para suas imagens e vídeos — contanto que eles sejam de, no máximo, 16MP e 1080p. Como nenhum iPhone tem câmeras acima dessa resolução, o backup das imagens está garantido; caso você filme em 4K, pode escolher se armazena os vídeos em resolução reduzida ou os arquivos originais (no segundo caso, os arquivos ocuparão o espaço “comum” a que você tem direito na sua conta do Google).


Ícone do app Dropbox: Drive para Documentos
Dropbox: Drive para Documentos de Dropbox, Inc.
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com o iMessage
Versão 370.2 (235.8 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

O Dropbox, por sua vez, tem o recurso “Envio da câmera”, que armazena automaticamente fotos e vídeos tirados no iPhone no serviço. Ele é exclusivo para usuários dos planos Dropbox Plus e Professional (quem utiliza o Dropbox Basic, gratuito, só pode realizar o processo através de um computador) e a empresa disponibiliza um passo-a-passo completo de como configurar a ferramenta no seu aparelho aqui.

Publicidade

·   •   ·

Uma vez configurado o serviço da sua escolha, fica fácil lidar com as fotos no seu Rolo da Câmera: você basicamente passa a “desprezar” o iCloud enquanto serviço de armazenamento de imagens, já que todas as suas fotos estarão sãs e salvas no Google Fotos ou no Dropbox, e pode apagar ou manter o que bem quiser no seu aparelho.

Curtiram a dica? Deixem suas sugestões e dúvidas logo abaixo. 😊

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Japoneses poderão comprar o iPhone XR com desconto

Próx. Post

Pela sexta vez, Apple participará da iniciativa “A Hora do Código”

Posts Relacionados