O melhor pedaço da Maçã.

Joe Hewitt: televisão da Apple deveria se chamar AirPlay TV

Apple TV preto de lado

Depois de ler um monte de coisas sobre uma possível TV desenvolvida pela Apple — rumores apontam que o produto não deve demorar para ser lançado e que Jeff Robbin estaria envolvido no projeto —, Joe Hewitt, desenvolvedor por trás do Facebook para iPhone e do navegador Firefox, deu seus pitacos sobre como ela deveria ser.

Publicidade

Hewitt acha que ninguém está valorizando o recurso AirPlay como deveria, pois, na opinião dele, a função é tão importante para a suposta TV que esta poderia se chamar “AirPlay TV”. Existe muito conteúdo (inclua aí jogos) disponível na App Store, de forma que, quando Steve Jobs disse “I finally cracked it” em sua biografia, provavelmente estava se referindo à possibilidade de eliminarmos as dezenas de set-top boxes que temos hoje para consumir conteúdo. Tudo agora seria resolvido com a dupla AirPlay + App Store.

Se você duvida dos poderes do recurso, veja este vídeo:

YouTube video

Publicidade

Hoje, com o Apple TV de segunda geração, a coisa não funciona muito bem, pois você necessariamente precisa ligar a televisão, encontrar o controle do Apple TV, acordá-lo, voltar para o seu iGadget e “ligar” o AirPlay. De acordo com Hewitt, essas etapas não são nada out-of-the-box ou “just works”, como a Apple se vangloria. A Maçã não conseguirá esse controle todo apenas com um set-top box, ou seja, ela terá que controlar a TV inteira.

O grande obstáculo técnico a ser superado é a conexão Wi-Fi entre o iGadget e a TV. De acordo com Hewitt, porém, existem muitas maneiras de remediar esta situação. A Maçã poderia colocar um roteador Wi-Fi ou algum tipo de extensor na TV, garantindo uma conexão rápida. Ou então alguma outra solução de rede sem fio veloz que não dependa de roteadores Wi-Fi. A Apple poderia desenvolver uma arquitetura nova, separando as partes dos apps que podem ser executadas no iGadget e partes que podem ser executadas na TV — algo parecido com a Siri, que faz algum uso do processador A5 do iPhone 4S, mas também tem parte do seu conteúdo processado em servidores. A Apple é capaz de resolver isso, fato.

AirPlay em iPad, iPod touch e Apple TV

Com tudo preparado, a experiência do usuário seria ótima. Não existiria botão de ligar/desligar, você apenas sentaria no sofá com seu iPad, iPhone ou iPod touch, comecaria a usar um app e a televisão ligaria, mostrando o conteúdo do aplicativo via AirPlay — tudo isso sem controles, setas para esquerda, direita, teclados numéricos ou configurações mirabolantes. Apenas use seu iGadget ou converse com a Siri para achar o conteúdo desejado. Você não precisará mais ligar dezenas de set-top boxes. Na verdade, nem vai mais querer isso.

Publicidade

A Apple poderia licenciar o AirPlay para as fabricantes de TV, mas Hewitt acha que a Maçã quer os louros para si. Uma vez anunciada a AirPlay TV, desenvolvedores correriam para suportar o AirPlay em seus aplicativos. Como sempre, a Maçã daria um período para todos se prepararem, e, no dia do lançamento, muito conteúdo já estaria disponível para a televisão designed by Apple in California. Inicialmente, nem todos os estúdios, ligas esportivas e rede de TV a cabo embarcariam, mas eles abraçariam a ideia eventualmente — se dermos uma olhada na App Store hoje, encontraremos apps da HBO, da CNN e de outros canais. Ou seja, nada difícil de se imaginar — ainda que difícil de negociar. 😛

E aí, você compraria uma AirPlay TV? O que acha da ideia de Hewitt?

[via Daring Fireball]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Banda The Flaming Lips fará homenagem a Steve Jobs durante o O Music Awards

Próx. Post

Boxee para iPad chega à versão 1.2 com controle remoto e outras novidades

Posts Relacionados