Guerra de smartphones, capítulo 7: iPhone 4S vs. Nokia Lumia 800

Nokia Lumia 800

Não noticiamos aqui, mas, no segundo dia do evento Nokia World 2011, a fabricante finlandesa lançou o seu primeiro smartphone baseado em Windows Phone 7. O Lumia 800, como é chamado, traz um design idêntico ao bem parecido com o do N9, com a grande alteração tendo sido feita mesmo no seu sistema operacional.

A Nokia diz que o seu diferencial perante outros celulares com o SO móvel da Microsoft será o número de apps compatíveis com ele. Tudo bem, tudo bem, mas como será que o Lumia se compara com o iPhone 4S?

Nokia Lumia 800

O SlashGear avaliou a performance dos navegadores de ambos os gadgets ao abrir páginas, usar o scroll, mudar a orientação do aparelho, zoom e resolução da página, entre outras pequenas funções. Os testes foram feitos em modo mobile e depois em modo completo, sempre usando a mesma rede Wi-Fi.

Vejam o video abaixo e adivinhem quem sairá na frente, Safari ou Internet Explorer:

Será que você acertou? 😉

Mesmo com um processador teoricamente mais rápido, o Lumia ficou pra trás — e não foi por pouco.

Em outro teste do próprio SlashGear, podemos ver que a câmera do Lumia é algo… hum, discutível. Ela oferece os mesmos 8 megapixels que a do iPhone 4S, mas não filma em Full HD 1080p, apenas 720p. E vale notar, ainda, que o aparelho não possui uma segunda câmera frontal, para vídeo-chamadas.

A PCWorld publicou um ótimo comparativo não só entre o iPhone 4S e o Lumia 800, mas incluindo também o Google Nexus Galaxy e o Motorola Droir RAZR:

PCWorld comparando smartphones

No final das contas, o Nokia Lumia 800 — que deverá chegar ao mercado até o mês que vem — pode ser um bom smartphone para quem tem aversão ao iPhone e/ou ao Android, além de procurar um design arrojado e diferenciado. Comparado aos seus concorrentes mais próximos, porém, ele de fato não tem nada de extraordinário para oferecer: não é o mais fino ou o mais rápido, não tem a melhor câmera nem recursos interessantes (armazenamento expansível em cartões, câmera secundária, HDMI, etc.).

Aguardemos o próximo. 😉

Posts relacionados

Comentários