Levantamento: seria o consumo de dados da Siri preocupante?

Siri no iPhone 4S (by MacMagazine)

Como muitos de vocês já devem estar carecas de saber, a Siri depende de uma conexão com a internet para funcionar. Independente de onde você more, qual o seu plano de dados e se possui ou não Wi-Fi, essa limitação será um problema para qualquer um que quiser chamar a assistente num momento em que estiver desconectado do mundo.

Posto isso, é natural imaginar que donos de iPhones 4S utilizem bastante a sua conexão 3G. Quem consegue economizar estando bastante em lugares com redes Wi-Fi disponíveis não tem muito com o que se preocupar, mas ainda há quem tenha que ficar se controlando devido a planos limitados de 500MB, 200MB ou até 100MB mensais. Conforme já apuramos, quem dispõe de um plano com mais que isso raramente terá com o que se preocupar.

Mas e a Siri, hein, quanto será que consome?

Siri no iPhone 4S (by MacMagazine)

Com essa dúvida em mente, o pessoal do Ars Technica realizou alguns testes e nos trouxe resultados, na minha opinião, bastante satisfatórios.

Como cada requisição feita à Siri varia em peso e a quantidade de vezes que você o fará num mês é exatamente o que determinará o seu consumo de fato, fica impossível afirmar o quanto ela afetará a sua conta — e isso ainda poderá variar de mês em mês. Porém o Ars dá uma boa ideia, aos que estão preocupados:

  • Se você usa a Siri 2-3 vezes por dia, não passará de uns 3,7MB a 5,5MB por mês.
  • Se forem 4-6 vezes, vamos de 7,4MB a 11MB por mês.
  • De 10-15 vezes por dia, chegamos a 18,5MB-27,7MB por mês.

Para chegar a tais números em megabytes, o Ars mediu o quanto a Siri consome de dados em requisições individuais, determinando uma média de 63KB cada — mais uma vez, depende muito do que você pergunta e do que ela irá responder. Normalmente requisições locais pesam menos, enquanto as que necessitam de fato consultar a internet e trazer informações para você consomem um pouco mais. Se você for usar o recurso de voz-para-texto (Dictation), o consumo também evidentemente dependerá do quanto você falar.

Mesmo imaginando que as contas do Ars foram conservadoras demais e que você realmente tenha achado utilidade constante na Siri, se pensarmos num consumo adicional de uns 50MB por mês ainda assim não é nada exagerado (e boa parte disso poderá ser usado via Wi-Fi). Em outras palavras, o recurso não deverá ser algo preocupante para quem tem planos de dados 3G limitados.

Posts relacionados

Comentários