O melhor pedaço da Maçã.

Apple fica (de novo) com mais da metade dos lucros da indústria mobile; iPhone 3GS será um milagre de Natal

Lucros na indústria de celulares - asymco

Horace Dediu, do asymco, traçou a seguinte estimativa dos lucros da indústria de celulares, colocando em um único gráfico diversas informações: número de aparelhos vendidos (eixo horizontal), preço médio por aparelho (eixo vertical total), lucro médio por aparelho (vertical colorido) e lucro total (área colorida). Com essa densidade de informações em uma única imagem, dá pra perceber que a Apple é quase uma aberração na indústria.

Publicidade

Lucros na indústria de celulares - asymco

Pelas contas de Dediu, a Apple teria ficado com 56% dos lucros da indústria, tendo trocado de lugar com a Nokia, que há quatro anos tinha 55% e hoje tem 2%. Michael Walkley, da Canaccord Genuity, compartilha dessa opinião, segundo o AppleInsider: o analista chamou isso de “uma virada épica” e destacou que Apple e Samsung juntas já detêm 81% dos lucros do mercado. Walkley aponta que a demanda por iPhones não estaria concentrada no modelo mais recente, sendo os iPhones 4 e 3GS ainda bastante procurados.

Tanto é que o iPhone 3GS gratuito com contrato de dois anos pode acabar se mostrando uma grande surpresa, conforme destacou a Bloomberg: no ramo low-end do mercado de telefonia móvel, quase nenhum aparelho se iguala em apelo ao consumidor geral. Por custar mais de US$380 às operadoras e ainda ter uma margem de lucro da ordem de 40–50%, dependendo da estimativa, o velhinho 3GS pode dar muita alegria à Apple e uns tapas em Androids baratos.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

A Pig’s Dreams ganha suporte ao Game Center e nova versão HD, para iPads

Próx. Post

Pesquisa realizada durante a LGC 2011 aponta Steve Jobs e iPhone como maiores influências da indústria de games

Posts Relacionados