Gambiarra do dia: fazendo a Siri abrir apps

Ícone da Siri

Abrindo apps com a Siri - iDownloadBlogEstamos vivendo um momento similar ao da chegada do primeiro iPhone, quando não havia apps: todo mundo está bolando um jeitinho de cozer o produto cru da Apple. A bola da vez é a Siri, e a dica de hoje (que não é bem uma “dica”, pois ela dá mais trabalho do que gera benefícios propriamente ditos) é cortesia do iDownloadBlog: usando a Siri para abrir apps.

Aqui vem a parte suculenta da gambiarra: o iOS usa URLs mágicas que, em vez de começar com http:// e levar a sites, usam outras combinações (como music:// ou maps://) para abrir apps. O segredo é criar um contato e colocar como informações dele URLs dessa natureza, que você pode encontrar no handleOpenURL ou neste wiki (especialmente rico para o Facebook).

Tudo muito legal, mas eu duvido demais da utilidade disso: criar toda uma mitologia de atalhos para acessar apps muito usados é bem mais complexo do que simplesmente, sei lá, colocar os ícones deles em uma pasta na primeira Home Screen.

Em todo caso, há um bocado de potencial na questão das URLs: dependendo de como o desenvolvedor as tratar, dá pra fazer coisas fantásticas — ou até mesmo proibidas, como foi o caso do Camera+, há um tempo.

Quem sabe, com as URLs certas, possamos fazer alguma coisa nos apps usando a Siri. Só que, daí para o desenvolvedor criar a opção, usuários a descobrirem, cadastrarem como “contatos” e isso tudo se encaixar na rotina de alguém… Ufa! Por enquanto é melhor usar a touchscreen, mesmo, já que é ela quem manda nos apps, afinal de contas.

[via MacStories]

Posts relacionados

Comentários