O melhor pedaço da Maçã.

O que a Apple pode fazer para melhorar o iOS 5?

Ícone do iOS 5

O quinto sistema operacional móvel da Maçã chegou cheio de novidades: Central de Notificações, iMessage, Banca, Lembretes, integração nativa com o Twitter, novos recursos para a câmera e para edição de fotos, novidades no Safari [1, 2], independência do PC, além de melhorias no Mail e no Calendário, sincronização sem fio, entre (mais de 200!) outras coisas.

Publicidade

Banner do iOS 5

Porém, nem tudo é perfeito. E, apesar dos problemas já conhecidos que serão resolvidos na atualização 5.0.1 — como a correção da bateria, do Documentos na Nuvem, além da falha que permitia destravar iPads 2 com senha usando uma Smart Cover —, muita coisa ainda pode ser melhorada no iOS 5. Nós destacamos algumas a seguir.

Restauração sem PC

Levando em conta que o novo smartphone da Apple não precisa mais de um PC para realizar qualquer tarefa, a falta da opção de restaurar o iGadget através do iCloud, via aparelho, é grave. Conversamos internamente e o Halex levantou uma possível questão: “Se você nunca fez nenhum backup no iCloud, não dá. Se você não fez a ativação sem PC, não dá. Se você deixou um backup com o iOS 4 e atualizou pro iOS 5, não dá. Restauração sem PC é só para iPhones que nunca foram tocados por um PC e vão puxar/enviar todos os seus dados para a nuvem, e somente para a nuvem.”

iGadgets - Sem PC

Contudo, mesmo se isso for verdade — se algum novo usuário de iOS/iCloud puder confirmar nos comentários, será ótimo —, trata-se de um erro. Não vejo por que essa função ser tão limitada desse jeito. Na minha opinião, em futuras versões do iOS 5, a Apple colocará um botão “Restaurar através do iCloud” no iOS.

Central de Notificações

Notificações no iPhone 4SNo iOS 4, as notificações podiam ser desligadas de uma vez só. Agora, essa opção sumiu. Se você não quiser conviver com as notificações, terá que desligar uma por uma. E se você, assim como eu, tiver muitos apps instalados, saiba que essa é uma tarefa bem chata.

A Apple provavelmente tirou essa opção pois, sem ela, a Central de Notificações simplesmente não existiria. Contudo, acho que essa é uma decisão do usuário, e não da empresa. Muitos gostam de desligar as notificações na hora de dormir, para o iGadget não ficar piscando, vibrado do seu lado — principalmente os que o usam como despertador. Sem a opção, fica inviável desligar/ligar as notificações todos os dias, a não ser que você tenha pouquíssimos apps.

Publicidade

Outro “problema” da Central de Notificações é a falta de um botão para limpar todas as notificações exibidas na tela. Par algumas pessoas, o botão existente para limpar é bem pequeno demais, o que não facilita na hora de apagar. Quem sabe a adição de um botão no topo (ou no final) da lista com a opção de apagar tudo não resolva…

Outra coisa que poderia ser adicionada: mais widgets. Eu adoro o Tempo e o Bolsa ali em cima da Central de Notificações, mas acho que seria muito, muito bacana poder adicionar mais coisas, tanto de recursos nativos do sistema (músicas que estou ouvindo no momento) quanto de terceiros.

Lembretes

Uma dos recursos mais legais do Lembretes é a opção de definir tarefas atreladas a um local. Por exemplo: eu posso criar um lembrete para buscar a roupa na lavanderia assim que sair do trabalho.

Lembretes no iPhone 4S

O problema é que não existe a opção de configurarmos um endereço qualquer: ou se usa a localização atual, ou alguma localização definida através de um contato na agenda do telefone (casa do meu primo ou trabalho da minha irmã, por exemplo). Se você quiser lembrar de alguma coisa assim que chegar ao supermercado, terá que criar um contato para o estabelecimento, adicionando o seu endereço. Somente depois disso é que será possível criar o lembrete.

Publicidade

Outra adição para o recurso: quem é preguiçoso conhece muito bem o botão soneca (snooze), do alarme. Assim que ele toca, o botão aparece. Caso o usuário aperte, o alarme tocará novamente em alguns minutos (normalmente, nove). O mesmo poderia ser aplicado no Lembretes. Ontem de noite eu lembrei que precisava ligar para o gerente do meu banco e criei um lembrete. Enquanto escrevo este artigo, meu iPhone avisou que preciso ligar para o banco. Se existisse um botão “Lembre-me de novo em x minutos”, com toda certeza eu o apertaria, afinal não quero perder o raciocínio do artigo. Hoje, quando ele toca, se você não puder resolver na hora, tem que reconfigurar a data/hora para um próximo alerta.

Banca

Newsstand no iPad e iPhone

Assim como nas notificações, a Banca deveria poder ser desabilitada nos Ajustes (Settings). Não faz sentido, para pessoas que não usam o recurso, deixar o app a pasta ali, ocupando pixels preciosos da tela do iGadget (principalmente do iPhone/iPod touch).

Câmera

Câmera - iPhone 4S

A câmera do iPhone é ótima, e a cada geração de smartphone a Apple se supera. Mas nem por isso ela é perfeita. Assim como no aplicativo Camera+, ela poderia permitir o ajuste do foco e exposição separadamente.

Mobile Safari

Eu particularmente gostei, mas muita gente não aprovou a mudança que a Apple promoveu nas abas do Mobile Safari no iPad — no iPhone/iPod touch, tudo permaneceu igual. Por que não deixar a opção para o usuário, habilitando uma simples configuração no ajustes do navegador? Nas notificações você pode escolher se quer o banner (no topo) ou o alerta (no meio). O mesmo poderia ser aplicado aqui na questão das abas do Safari.

Safari (abas) no iPad 2

Outro problema do iOS 5: a pouca RAM do iPad (mesmo o de segunda geração) faz as abas do Safari recarregarem quando são trocadas — a menos que as páginas sejam bem leves —, o que prejudica muito a experiência do usuário.

3G

Por algum motivo não explicado, donos de iPhone 4S não podem desabilitar a rede 3G do aparelho. Muitas vezes usuários a desligam para economizar bateria, o que não é possível no novo smartphone — algo já confirmado oficialmente pela Apple.

Apps nativos ausentes no iPad

Não sei o motivo exato, mas eu achei, por um momento que, com o lançamento do iOS 5, a Apple enfim levaria os apps Tempo, Bolsa, Calculadora e Relógio para o iPad. Sinceramente, não entendi até hoje a ausência desses apps na tablet. Ainda mais agora, que o Tempo e a Bolsa são peças fundamentais da Central de Notificações — já viram como ela fica no iPad? Pois é, bem “pobre”, sem os widgets.

Calculadora no iPhone 4S

Também sinto falta da Calculadora e do Relógio oficial da Maçã. O que impede uma pessoa de usar o iPad como despertador? Ainda mais com a Smart Cover, que pode deixar a tablet ali, na mesa de cabeceiro, ao lado da cama. Claro que existem soluções de terceiros pra tudo isso, mas não faz sentido ter essas opções no iPhone/iPod touch e não ter no iPad.

Conta de usuários no iPad

O iPhone e o iPod touch são dispositivos pessoais, bem difíceis de compartilhar entre duas ou mais pessoas. A mesma coisa não se aplica ao iPad, que muitas vezes é utilizado por pai, mãe, filho e filha. Não seria ótimo, então, poder criar contas de usuários, assim como é possível no Mac? Cada conta teria seu próprio vínculo com uma Apple ID (consequentemente, com a App Store), teria seus próprios apps, contas de email, etc.

Seria uma função e tanto para um device familiar. Mas acho que tal recurso poderia influenciar a venda das tablets, afinal, pra que ter um iPad para toda a família se a Apple pode vender um para o pai, outro para a mãe, outro para o filho… ah, já estava esquencendo da filha, que também quer ter o seu! 😛

· · ·

E você, o que acha que pode ser melhorado no iOS 5? Está sentindo falta de algum recurso ou função? Deixe um comentário! Quem sabe não pinta um “O que a Apple pode fazer para melhorar o iOS 5? (Parte II)”, só com as opiniões de vocês? 🙂

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Adobe Photoshop Elements 10 e Premiere Elements 10 chegam à Mac App Store

Próx. Post

Review + promoção: Magic Charger, um carregador para o Magic Mouse que funciona por indução [atualizado]

Posts Relacionados