O melhor pedaço da Maçã.

Projeto de lei antitruste da Dakota do Norte tem dedo da Epic Games

Surpreendendo um total de zero pessoas
Variety
Personagens de Fornite em frente o logo da Apple

Na última semana, falamos aqui sobre o projeto de lei apresentado por congressistas do estado da Dakota do Norte (EUA) que, nas palavras da Apple, poderia “destruir o iPhone como nós o conhecemos” — e que, na prática, impediria a Maçã e outras gigantes tecnológicas de obrigar desenvolvedores a usar uma loja de aplicativos ou um sistema de pagamentos específico dentro de uma plataforma (como a App Store, no caso do iOS).

Publicidade

Se a descrição acima soa familiar, é porque essa tem sido a conclamação bradada por várias empresas do mundo do software nos últimos meses — principalmente a Epic Games, a desenvolvedora do arrasa-quarteirões Fortnite que iniciou uma guerra pública bastante esquentada contra a Apple pelo direito de comercializar o jogo da forma como quiser dentro do iOS.

Não será nenhuma surpresa notar, portanto, que a Epic está por trás do projeto de lei da Dakota do Norte. E é exatamente este o caso: como revelado pelo New York Times, foi justamente uma lobista contratada pela desenvolvedora que redigiu o rascunho inicial da Proposta 2333 [PDF], o projeto tão temido pela Apple.

Lacee Bjork Anderson, que também é paga pela Coalition for App Fairness, apresentou o projeto para o senador estadual Kyle Davison, um republicano focado principalmente num programa de auxílio para alfabetização e certidão de nascimento de pessoas em situação de rua. Davison, entretanto, ficou intrigado pelos argumentos da lobista, a qual afirmou que o projeto poderia desmantelar o poder descontrolado das gigantes tecnológicas e atrair outras empresas do setor para a Dakota do Norte.

Publicidade

O que o congressista não esperava, entretanto, seria o rebuliço causado pela proposta: o NYT classifica o estado como “o novo campo de batalha das Big Techs” — até porque o projeto de lei, caso aprovado, poderá abrir um precedente importante para que outros territórios (tanto estados americanos quanto outros países) aprovem regulamentações similares, algo que a Apple e seus colegas gigantes não querem nem imaginar.

Segundo a reportagem, Davison está no momento tentando remover um dos principais pontos do projeto de lei, aquele que obriga as empresas a permitirem lojas de aplicativos alternativas nas suas plataformas, para “diminuir a preocupação de alguns dos seus colegas”. A questão dos sistemas de pagamento, entretanto, mantém-se intacta — e permitiria, portanto, que a Epic e outros desenvolvedores vendessem produtos e serviços digitais (como itens internos dos seus apps) sem utilizar o sistema ou se submeter às taxas da App Store.

Os senadores estaduais da Dakota do Norte votarão a proposta ainda esta semana — os olhos, portanto, estão todos voltados para o estado no centro-oeste dos EUA. Isso não quer dizer, entretanto, que as preocupações da Apple se dissiparão caso o projeto seja derrubado: segundo o NYT, propostas parecidas estão sendo discutidas (ou pressionadas por lobistas) em outros estados do país, como Geórgia, Arizona, Massachusetts, Wisconsin e Minnesota.

Publicidade

Ou seja: parece que o barulho da Epic está causando efeitos, sim — quais serão eles, entretanto, ainda teremos de esperar para ver.

via Kotaku

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

HyperJuice Magnetic Wireless Charging Stand recarrega iPhone 12 e AirPods

Próx. Post

iOS 14.5, iPadOS 14.5, watchOS 7.4 e tvOS 14.5 ganham segundas betas [atualizado]

Posts Relacionados