Revelada a voz de “Daniel”, o Siri do Reino Unido: conheça Jon Briggs [atualizado]

Jon Briggs, o Siri do Reino Unido

Quando você pede para o seu Mac ler um texto qualquer, evidentemente que aquela voz é criada/modificada digitalmente — mas para ela ter chegado àquele estágio, uma pessoa de fato gravou algumas frases básicas. Foi o caso de Jon Briggs, famoso locutor britânico que tem sua voz em aparelhos como dispositivos GPS da TomTom e da Garmin.

Publicidade

O que o The Telegraph acaba de descobrir [1, 2], porém, é que Briggs também dá voz a “Daniel”, o Siri do Reino Unido.

Jon Briggs, o Siri do Reino Unido

Sim, talvez nem todos saibam mas o Siri britânico, ao contrário do norte-americano, tem voz masculina. Essa variação de sexos deverá se repetir em outros países nos quais o recurso for lançado, mas no Brasil já é quase certo que ele falará com voz feminina — a da “Raquel”.

Publicidade

O curioso da história é que Briggs só soube que tinha dado sua voz ao Siri quando viu um comercial do iPhone 4S na televisão. Ocorre que ele havia gravado mais de 5.000 frases aleatórias, há 5-6 anos, para uma empresa chamada Scansoft. Esta depois se fundiu com a Nuance Communications e, como a tecnologia desta é usada pela Apple, a conexão então se fez.

Segundo a reportagem, a Apple teria inclusive pedido a Briggs que não se manifestasse sobre o assunto, mas como não há nenhum contrato de não-divulgação (NDA) entre eles, o locutor não viu problemas em dar uma entrevista sobre o assunto. Taí, curiosidade sanada. 😉

[via Gizmodo UK]

Publicidade

Atualização

Briggs comentou a descoberta pelo Twitter:

[blackbirdpie id=”134626071097245696″]

Publicidade

[blackbirdpie id=”134627366113787904″]

Veja uma demonstração do Siri com a voz dele:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…