O melhor pedaço da Maçã.

Apple finaliza renovação dos seus mapas nos EUA

Novos mapas da Apple

A Apple anunciou hoje que todos nos Estados Unidos agora podem usar os recursos renovados do app Mapas. Além da navegação mais rápida e precisa, é possível ver com mais detalhes estradas, edifícios, parques, aeroportos, shoppings, etc. Com essa etapa completada, a Apple agora afirma que se concentrará na atualização dos seus mapas na Europa.

Publicidade

Para quem não se lembra, a gigante de Cupertino anunciou a “reconstrução” dos seus mapas em junho de 2018, sendo que as primeiras mudanças foram vistas no iOS 12, lançado naquele mesmo ano. Após mais de um ano (e muito dinheiro), enfim as novidades estão agora disponíveis para todos os usuários, como destacado pelo vice-presidente sênior de serviços e softwares para internet da Maçã, Eddy Cue:

Decidimos criar o melhor e mais privado aplicativo de mapas do planeta, refletindo como as pessoas exploram o mundo hoje. É um esforço no qual estamos profundamente investidos e exigimos que os mapas fossem reconstruídos do início para reimaginá-los a fim de aprimorar a vida das pessoas — desde a navegação ao trabalho, à escola ou ao planejamento de férias importantes —, tudo com privacidade. A conclusão do novo mapa nos Estados Unidos e o fornecimento de novos recursos, como o Olhe ao Redor e as Coleções, são etapas importantes para dar vida a essa visão. Estamos ansiosos para levar esse novo mapa para o resto do mundo, começando pela Europa ainda este ano.

Entre os novos recursos dos Mapas da Apple destacados por Cue estão o Olhe ao Redor e as Coleções, mas existem outras funções bem interessantes como Favoritos, Informações de trânsito, Compartilhar Chegada, Status de voo, Mapas internos, Flyover, etc. — algumas não são exatamente recentes, vale notar.

Olhe ao Redor

Olhe ao Redor no Apple Maps

Anunciado junto ao iOS 13 (um ano após o início das renovações), o recurso Olhe ao Redor foi uma implementação necessária (e tardia) à plataforma da Maçã — isso porque o Google já oferece a mesma função nos seus mapas há muito mais tempo.

Com ele, o app Mapas da Apple oferece imagens interativas da rua com fotografias em 3D de alta resolução, permitindo que o usuário “caminhe” virtualmente. O recurso já está disponível nas seguintes cidades: Nova York, Los Angeles, Las Vegas, Houston, Oahu e nas que compõem a Baía de San Francisco.

Coleções

Coleções do Apple Maps

Com as Coleções, usuários podem criar e compartilhar facilmente listas com seus locais favoritos, lugares que desejam visitar ou a região onde passarão as próximas férias. Todos os lugares de uma Coleção podem ser compartilhados com a família ou amigos facilmente, para que todos fiquem por dentro do itinerário.

Favoritos

Favoritos no Apple Maps

Aqui, a Maçã apenas expandiu o que já era possível com o app Mapas antes de reconstruí-lo. Com esse recurso, usuários podem calcular uma rota rapidamente marcando um local como favorito, para que não seja necessário procurá-lo no mapa constantemente.

Informações de trânsito

Trânsito no Apple Maps

As informações de trânsito em tempo real fornecem horários detalhados do movimento em determinados locais, horários de chegada e partida de transportes públicos, etc. Os mapas também incluem informações importantes em tempo real, como interrupções no trânsito.

Publicidade

O recurso de horários de transporte público está disponível em muitas cidades do mundo, incluindo a área da Baía de San Francisco, Washington (DC), Nova York, Los Angeles e, a partir de hoje, Miami.

Compartilhar Chegada

Compartilhar Chegada no Apple Maps

A opção para compartilhar uma rota permite que o usuário envie o tempo estimado de sua chegada a um determinado local com familiares ou amigos de maneira bem simples. A previsão de chegada é atualizada constantemente com base nas informações do trânsito e na rota do viajante.

Status de voo

Esse recurso utiliza os novos Atalhos da Siri para procurar informações armazenadas no app Mail, no Calendário ou na Wallet sobre futuras viagens, destacando certas informações (como terminais/portões de embarque, horários de partida, cancelamento de voos, etc) no app Mapas.

Mapas internos

Mapas internos no Apple Maps

Os mapas internos exibem com mais detalhes estabelecimentos dentro de shoppings, além de portões de embarque/lojas em aeroportos. Caso esses locais tenham mais de um andar, o app também exibe em qual nível está determinado lugar — além de informá-lo o que está aberto ou não.

Guia da Siri

O Guia de Voz Natural da Siri fornece instruções com sons que são fáceis de ouvir e seguir para guiar um usuário numa rota. Esse recurso, porém, só está disponível nos EUA por ora.

Flyover

Flyover no Apple Maps

Introduzido originalmente no iOS 6, em 2012, o Flyover oferece uma maneira de ver as principais áreas metropolitanas com vistas em 3D. Os usuários podem mover o dispositivo pelas cidades onde esse recurso é suportado (atualmente, mais de 350) para conhecê-las de cima.


Se você mora ou está viajando pelos EUA, experimente os recursos do novo Mapas e conte-nos sua experiência. Já para os residentes no Brasil e em Portugal, o jeito é esperar até que a Maçã expanda os seus novos recursos em algum momento…

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple ultrapassou Samsung em vendas de smartphones no fim de 2019

Próx. Post

Promoções do dia na App Store: Metadata, AuxBox, ScreenJump e mais!

Posts Relacionados