O melhor pedaço da Maçã.

Agora a Siri funciona em iPhones 4 e iPods touch, mostrando com o que uma doninha se parece

Siri e doninha num iPhone 4

Desde que o iPhone 4S foi anunciado, o Santo Graal dos hackers de iGadgets passou a ser um só: fazer a Siri funcionar em iPhones 4, iPads e iPods touch. Muitos passos preliminares foram dados [1, 2, 3], mas todos paravam em um empecilho complicado, que é fazer a humilde assistente virtual conversar com os servidores da Apple — na verdade, ela até chegava a falar, o problema é que os servidores davam um gelo nela.

Publicidade

Não mais: conforme conta o 9to5Mac, esse limite foi ultrapassado e a Siri já funciona fora do cercadinho imposto pela Apple. Como é possível ver pelo vídeo abaixo, a Siri não apenas funciona perfeitamente no iPhone 4, como ela não sofre nenhum tipo de lag ou deficiência — ou seja, poder de processamento não é uma limitação.

YouTube video

O responsável por esse feito, Steven Troughton-Smith, conversou com o 9to5Mac sobre essa adaptação, contando que foi preciso fazer jailbreak no gadget e usar arquivos exclusivos do iPhone 4S (ou seja, distribuí-los seria ilegal), além de precisar de um token de validação em tempo real, passando por um processo com cerca de 20 etapas. A má notícia é que Troughton-Smith não tem interesse em distribuir esta solução, apesar da certeza de que algumas pessoas poderão fazer isso ilegalmente e até vendê-la.

Publicidade

YouTube video

A Siri também funciona num iPod touch, só que há um pequeno problema: como o microfone deste gadget não é tão sensível, fica bem complicado ser ouvido pela assistente virtual — o indicador luminoso do microfone mal se move enquanto você fala, como dá pra ver acima.

Isso nos deixa no seguinte ponto: não, a Siri não precisa de um processador A5 para funcionar, nem de um microfone maravilhoso e mágico exclusivo do iPhone 4S. Por que a Apple limitou sua implementação, então? A teoria mais plausível, por ora, é a da obsolescência programada.

Publicidade

Antes de jogar pedras no cubo novo da Retail Store da Quinta Avenida, contudo, levemos em conta que o fator “beta” ainda está no páreo: metade de todos os iPhones já vendidos foram iPhones 4, imagine o que aconteceria com os servidores da Apple se toda essa gente começasse a usar a Siri ao mesmo tempo. Seria o MobileMess, tudo de novo. É possível (mas não garantido) que, tão logo a Siri perca o selo “beta”, ela apareça como uma atualização para iPhones 4 e, com um pouco de sorte, 3GS. Se isso não acontecer, bem… paciência. Não é como se fosse um recurso removido dos gadgets, apenas algo que eles não vão ganhar.

Quem achar isso revoltante demais sempre pode contar com a Iris no Android. Se bem que ele é campeão imbatível quando o assunto é obsolescência programada (talvez não tanto “programada”, pode ser apenas estupidez das fabricantes).

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: ilusionista Simon Pierro está de volta com vídeo “aterrorizante” de Halloween… com um iPad ;-)

Próx. Post

Gráfico: cada empregado da Apple lhe gera hoje um lucro trimestral de US$110 mil

Posts Relacionados