iPhone ultrapassa BlackBerry e agora é o aparelho mais desejado no mercado empresarial

iPhones 4S branco e preto

O cenário já estava desenhado, mas agora virou realidade: no começo do ano, a plataforma da Research In Motion ainda era a líder no segmento corporativo, mas a concorrência (iOS e Android) avança a passos largos — e, de acordo com uma pesquisa da iPass, o iPhone ultrapassou o BlackBerry, sendo agora a escolha número um entre executivos.

Pesquisa iPass

Com 2.300 entrevistados — de empresas norte-americanas, europeias e asiáticas —, o iPhone saltou de 31,1%, em 2010, para 45%, em 2011. Já o BlackBerry, no mesmo período, caiu de 34,5% para 32,2%. O Android, plataforma que ocupa a terceira posição, passou de 11,3% para 21,3% e, apesar do bom crescimento, está bem distante do iPhone. Completam o ranking a Nokia (com queda de 5 pontos) e Windows Mobile (queda de 4,1 pontos).

Pesquisa iPass

Porém, o que mais impressionou foi a resposta quando questionados qual seria a próxima compra: 18% responderam que pretendem adquirir o iPhone; 11,2% devem comprar aparelhos equipados com Android; 3,6% vão de Windows Phone e apenas 2,3% comprarão um BlackBerry — o sinal de alerta com certeza está ligado no máximo, na RIM.

O mercado corporativo está totalmente dominado por smartphones, com 95% das pessoas usando aparelhos inteligentes — crescimento de 10%, comparado a 2010. O mais interessante é que 42% das pessoas utilizam seus próprios devices, ou seja, a política “traga seu próprio aparelho” está funcionando muito bem para a Apple [1, 2] — famosa por seu foco no consumidor final.

Tudo isso acontece num momento em que a Apple, com Tim Cook no comando, se torna cada vez mais amigável a empresas.

[via AppleInsider]

Posts relacionados

Comentários