Rumor: Apple poderá voltar a equipar Macs com GPUs da NVIDIA

Logo da NVIDIA

Logo da NVIDIAPouca gente pode ter notado, mas nos últimos anos, a Apple completou uma transição dos chips NVIDIA para as GPUs da AMD, que hoje estão presentes em todos os Macs com placas dedicadas.

Contudo, de acordo com a SemiAccurate, a Maçã voltará a usar as placas da NVIDIA na próxima atualização da linha MacBook Pro — que recebeu pequenas modificações no final de outubro.

Quando o assunto é performance gráfica, a Apple esteve em uma sinuca de bico nos últimos anos. Os termos de licenciamento dos novos processadores da Intel, como por exemplo os atuais Core i5 e Core i7, não permitem o uso das soluções de GPU integradas da NVIDIA, forçando a Apple a continuar optando por processadores mais antigos (Core 2 Duo, que permitiam o uso de placas da NVIDIA), ou então utilizar as placas gráficas integradas da própria Intel, famosas pela baixa performance.

Hoje já não temos mais Macs equipados com Core 2 Duo, e a boa notícia é que a nova linha Ivy Bridge trará ganhos gráficos de até 60% em comparação com a atual geração de processadores da Chipzilla.

Apesar do rumor da paz entre Intel e NVIDIA, a Apple voltaria a utilizar as GPUs da empresa de Santa Clara em suas placas dedicadas, jogando para escanteio as GPUs da AMD — vale salientar que tal notícia engloba somente notebooks, o que deixaria as portas abertas para a AMD no Mac mini, no iMac e no Mac Pro (se ele de fato não for descontinuado).

Na semana passada, a mesma SemiAccurate noticiou que a Apple quase trocou os chips da Intel pelos da AMD, na última atualização do MacBook Air. Apesar de não ser conflitante — o MacBook Air não tem uma GPU dedicada —, seria no mínimo estranho ver a Apple começar a utilizar processadores da AMD em algumas máquinas e voltar a equipar outras com GPUs da NVIDIA. Mas a verdade é que, com notebooks cada vez mais leves e mais finos — e com o avanço das GPUs integradas —, o futuro das placas dedicadas está com os dias contados.

[via MacRumors]

Posts relacionados

Comentários