O melhor pedaço da Maçã.

GfK: Apple lidera pesquisa de fidelidade no mercado de smartphones, com 84% de retenção

BlackBerry ameaçado pelo iPhone e pelo Android

BlackBerry ameaçado pelo iPhone e pelo AndroidDe acordo com um estudo feito pela GfK e divulgado pela Reuters, a Apple é a empresa com a maior fidelidade entre usuários de smartphones.

Publicidade

Segundo a pesquisa, 84% das pessoas que têm iPhones não pretendem trocar de aparelho/marca. No Android o número cai para 60%, enquanto apenas 48% dos usuários de BlackBerries pretendem continuar com smartphones da Research In Motion.

O estudo ainda aponta que 63% dos consumidores estão aderindo ao mesmo tipo de aparelho que já tinham, reduzindo as chances de mudanças rápidas no mercado. Apesar do bom número apresentado pela Apple, o analista Ryan Garner disse que o rápido crescimento do Android e o lançamento da próxima geração do Windows (que será similar para PCs, tablets e smartphones) mostram que existem oportunidades para outras fabricantes. “A Apple está claramente à frente no jogo, mas a evolução no próximo ano vai desafiar isso”, afirmou Garner.

Mostrando a importância de um ecossistema eficiente — não à toa, a Apple está investindo no iCloud e expandindo a iTunes Store [1, 2, 3] —, 70% dos consumidores disseram que iriam ficar com seus aparelhos devido à sua perfeita integração de recursos e acesso ao conteúdo. “O escopo das marcas para atrair clientes de rivais tem diminuído, e a recompensa irá para aqueles que criarem a experiência de usuário mais harmoniosa, desenvolvendo a fidelidade à marca”, disse Garner.

A empresa de pesquisas entrevistou cerca de 4.500 pessoas na Grã-Bretanha, França, Alemanha, Itália, Espanha, Brasil, China, Estados Unidos e Japão.

Os números apresentados são parecidos com os de uma pesquisa realizada pela UBS em setembro, na qual a Apple estava com uma taxa de retenção um pouco melhor (89%) e o BlackBerry, surpreendentemente, estava pior, com 33%. O diferencial deste estudo é que ele nos mostra exatamente com o que o usuário está preocupado: ecossistema, um dos pontos mais fortes da Apple e do Google — o que pode ser comprovado pela liderança dos dois sistemas operacionais.

Publicidade

Contudo, nesta pesquisa, não é possível traçar um perfil exato da fidelidade das fabricantes do Android, apenas do sistema em si. Apple e RIM não licenciam seus softwares, já o Android roda em dezenas de fabricantes. Este 60% é ilusório, já que a Samsung pode ter, digamos 70%, enquanto outras como LG podem ter números menores — bom para o Google, já que, para ele, pouco importa se um consumidor troca o seu Motorola por um HTC.

[via The Next Web]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhone 4S é lançado oficialmente na Índia; Siri já entende o sotaque indiano

Próx. Post

Mais um livro falsificado de Steve Jobs chega à China; jornalista lança livro com emails do ex-CEO

Posts Relacionados