Em teste de velocidade, navegador “acelerado” do Kindle Fire perde feio para um iPad 2

Amazon Silk Browser

Uma das promessas do Kindle Fire é oferecer navegação acelerada na web com o Silk, um browser que processa todas as suas requisições pelos servidores da Amazon.com, que deixam os dados “mastigadinhos”, para a experiência de uso da tablet ser aprimorada e mais ágil. Não é o que indica um teste feito por Steve Souders, com a ferramenta Loadtimer.

Na verdade, tal teste indica que, se tem uma coisa que a “aceleração” do Silk não faz é reduzir o tempo de carregamento das páginas! Por sinal, esse recurso deixa o navegador tão lento que o iPad 2 ganha com uma boa vantagem em muitos dos sites testados (sendo que no caso do eBay, o Kindle Fire recebeu uma versão móvel, por isso a disparidade) e o Silk sem “aceleração” ganha sempre do Silk “acelerado”.

Teste de velocidade do Kindle Fire e do iPad 2 no Loadtimer

O que um teste desse diz? Por enquanto, não muita coisa, mas ele levanta várias questões. Tudo bem, é um pouco demais comparar um iPad 2 com um Kindle Fire, a diferença de hardware não é nada trivial, mas a tal “aceleração” que seria uma grande vantagem do Silk acabou sendo um peso morto, isso sim. Em defesa da Amazon, esta é uma versão 1.0 do navegador, então há espaço para melhoras… e dá pra ver que elas são necessárias.

Enquanto isso, a gente pode se perguntar que vantagem a “aceleração” do Silk traz. Pra Amazon, é um senhor negócio: coletar históricos de navegação dos usuários de Kindles Fire… uau! Pros consumidores… meh. Pode ser melhor deixar a “aceleração” desligada. 😛

Posts relacionados

Comentários