Pesquisa mostra que iPad é a primeira escolha entre usuários de Android, BlackBerry e Windows Phone/Mobile

iPads 2 com Smart Covers

Sabe aquele papo de fidelidade a um ecossistema, que depois de comprar apps e mais apps em uma plataforma é quase impossível de mudar? Uma pesquisa online com cerca de 2.500 participantes, realizada em novembro, nos Estados Unidos, veio para pôr essa questão em cheque. Os entrevistados foram perguntados sobre qual tablet comprariam entre 14 diferentes modelos (de 11 fabricantes), e o iPad foi o grande vencedor.

Publicidade

iPads 2 com Smart Covers

Entre usuários de BlackBerry, 53% afirmaram que preferem a tablet da Apple, enquanto 12% escolheram o Kindle Fire. Na terceira posição, com 11%, ficou o Galaxy Tab. Já a tablet da Research In Motion, que teoricamente deveria fazer sucesso entre estes usuários, ficou com apenas 8,5% da preferência — está aí a possível explicação para os BlackBerry PlayBooks estarem completamente encalhados, dando um prejuízo de US$485 milhões para a empresa!

Entre usuários de Android, a tablet da Apple continuou na frente: 41% preferem o iPad, seguido pelo Galaxy Tab (19%) e pelo Kindle Fire (15%) — lembrando que a tablet da Amazon.com roda uma versão completamente modificada do Android.

Publicidade

Já entre usuários de Windows Phone (e Mobile), o iPad liderou novamente, agora com 40%. O Kindle Fire foi a segunda tablet mais desejada (16%), seguido pelo Galaxy Tab (12%). Apesar de o estudo incluir uma tablet que roda o sistema da Microsoft (a HP Slate 500), poucos a escolheram.

Apenas um grupo de usuários de smartphone demonstrou fidelidade ao seu atual ecossistema (advinhe qual!): 77% dos usuários do iPhone escolheram o iPad, enquanto o Kindle Fire ganhou 8% dos votos — o Galaxy Tab emplacou 5%.

Nova Smart Cover cinza-escura em iPad 2 branco

Publicidade

Preferência é uma coisa, comprar é outra; por isso, a pesquisa perguntou também quem havia comprado uma tablet recentemente e qual modelo escolheu. O resultado continuou parecido, com 50% dos entrevistados que adquiriram uma tablet afirmando que compraram o iPad. O Kindle Fire apareceu atrás, com 13% — o que mostra que ele chegou e fez bonito, mesmo [1, 2]. Já o Galaxy Tab foi escolhido por apenas 9% dos entrevistados.

Para finalizar, o preço é um fator de decisão determinante: entre os participantes que estavam dispostos a gastar mais de US$500 em um device, o iPad reinou; para um budget entre US$250-500, o Galaxy Tab foi o preferido, enquanto que abaixo de US$250 o Kindle Fire foi a primeira escolha. Outro dado importante é que 64% dos entrevistados que adquiriram uma tablet recentemente escolheram uma opção abaixo dos US$500 — uma bela demonstração de que chegou a hora de a Apple usar a mesma estratégia do iPhone, lançando um novo modelo de iPad e mantendo a versão anterior no mercado, com um preço mais acessível.

[via Forbes]

Publicidade

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…