O melhor pedaço da Maçã.

A que ponto chegamos: investigação indica que Apple andou se aliando a uma “patent troll”

Justiça e Apple

O que o Android fez com o iPhone não foi legal: bastou a Apple revelar o smartphone dela em 2007 para o Google simplesmente copiar todas as boas ideias contidas nele e posar de santo, chamando isso de “concorrência”. A Microsoft e a Palm podem até ter sido lentas para dar uma resposta nessa área, mas o que elas provaram com o Windows Phone 7 e o webOS foi que o Android poderia ter sido algo verdadeiramente original. Resultado? A Apple recorreu à justiça para acertar as contas com as parceiras do Google que colocaram Androids no mercado.

Publicidade

Justiça e AppleAté aí, beleza: uma empresa pondo outras no banco dos réus para evitar que um produto seu seja descaradamente copiado. Só que uma investigação feita pelo TechCrunch mostra que podemos ter passado para Além da Imaginação nessa história toda, pois revelaram o que parece ser um conchavo entre a Maçã e a Digitude Innovations, uma “patent troll” sangue puro. #náusea

O que aconteceu? A Digitude deu entrada em um processo na International Trade Commission (ITC) contra diversas empresas, entre as quais Research In Motion (RIM), HTC, LG, Motorola, Samsung, Sony, Amazon.com e Nokia (notável a conspícua ausência de Apple nessa lista). Até aí, business as usual… até você ver a história das duas patentes que foram usadas no caso. Adivinha a quem elas pertenciam!

Cliff Island LLC. *grilos*

Publicidade

Ok, que empresa é essa? Pelo que apurou Jason Kincaid, do TechCrunch, ela não tem quase nenhuma presença online e seu endereço em Nova York… não existe. Na verdade, ele existe, e coincide com o endereço da Altitude Capital, investidora da Digitude. Onde entra a Apple nisso tudo? Bem, ela basicamente transferiu uma dúzia de patentes para essa tal Cliff Island no começo do ano, duas das quais foram usadas no supracitado processo aberto pela Digitude na ITC.

BOOM!

A primeira coisa que vem à mente é que a Apple decidiu atacar indiretamente, à la Guerra Fria, colocando armas de destruição em massa nas mãos de patent trolls, talvez numa tentativa de gerar menos publicidade negativa ao ser pintada como uma empresa beligerante (algo que parece ter sido feito pelo Google num processo da HTC).

Publicidade

Outra possibilidade, levantada por Kincaid, é de que a Digitude andou perturbando a Apple e esta resolveu transferir algumas patentes para se livrar do troll — uma atitude estranha para uma megacorporação com bilhões de dólares em caixa.

Qualquer que seja a resposta, uma coisa é certa: essa loucura tem que parar.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple veicula novo comercial da iTunes Store com os Beatles

Próx. Post

iPhone 4S recebe bênçãos de órgão regulador para ser comercializado na China [atualizado 2x]

Posts Relacionados