Enquanto muita gente sonha e aguarda uma televisão da Apple (Gene Munster que o diga!), o Apple TV vai desempenhando muito bem o seu papel de hobby. No finalzinho de julho, a Concord Securities estimou que a Maçã teria vendido 480.000 unidades do aparelho. Hoje, a Strategy Analytics soltou um relatório no qual diz que a Apple vendeu algo próximo de 4 milhões de Apple TVs, tornando-se a líder do mercado de set-top boxes (internet TV ou streaming de vídeo), com aproximadamente 32% de market share.
Apesar de ainda não ter engrenado, o mercado é promissor — a Strategy Analytics estima que ele dobrou em 2011, se comparado a 2010, com cerca de 12 milhões de unidades vendidas. Usuários do Apple TV são os que mais consomem filmes e séries de TV (30%), contra 20% de donos de outros set-top boxes. De acordo com Jia Wu, analista sênior da divisão de aparelhos domésticos conectados, a Apple está se preparando para entrar no mercado de TVs inteligentes em 2012, e outras plataformas rivais precisam acelerar seus planos de desenvolvimento se quiserem ser competitivas.
Se pegarmos a Stevenote do evento musical de 2010 [obrigado, Fabio Fiss!], onde o ex-CEO da Apple apresentou o Apple TV de segunda geração, a primeira coisa que ele fala é: “As pessoas querem filmes (de Hollywood) e séries de TV!” Alguma surpresa por esse gadget ser hoje o líder de mercado? Não tenho dúvidas de que o futuro do Apple TV está bem traçado dentro da Maçã e, particularmente, continuo acreditando que a revolução pode ser feita a partir de um aparelho como o atual (silencioso, cool e pequeno — palavras de Steve).
Como? Só o mercado a Apple poderá responder. 😛
[via 9to5Mac]