O melhor pedaço da Maçã.

Google Chrome agora integra Chaves-senha ao iCloud Keychain no macOS

Chrome: Passkeys no iCloud Keychain

Desde o fim do ano passado, o Google Chrome oferece suporte às Chaves-senha (Passkeys), recurso que permite usar o método de autenticação biométrica do seu dispositivo em vez de uma senha. Mais recentemente, no mês passado, o navegador também implementou suporte às Chaves do iCloud (iCloud Keychain), possibilitando salvar as suas credenciais e usá-las em todos os dispositivos conectados ao mesmo ID Apple.

Publicidade

Agora, a partir do Chrome 118 (no macOS 13.5 ou posterior), o Google uniu as duas facilidades para oferecer a opção de criar e salvar as Chaves-senha no iCloud Keychain — de modo a sincronizá-las em todos os dispositivos registrados com o mesmo ID Apple.

Vale notar que, no macOS 13.4 ou anterior, todas as Chaves-senha criadas no Chrome são armazenadas localmente no seu perfil do navegador por padrão e não são sincronizadas entre dispositivos. Mesmo no macOS 13.5 ou posterior, as Passkeys são armazenadas no perfil do Chrome se o usuário não tiver ativado o iCloud Keychain.

A execução da API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. no Safari e no Chrome com o iCloud Keychain é idêntica. Desse modo, a interface varia dependendo do método de verificação de usuário suportado no dispositivo — como Apple Watch, Touch ID ou senha do sistema. Quando o usuário verifica sua identidade, uma nova chave de acesso é criada e salva nas Chaves do iCloud.

Além disso, usuários devem conceder ao Chrome permissão para acessar as Chaves do iCloud na primeira vez que tentarem o recurso — de modo a sincronizar as credenciais com outros dispositivos Apple que executam o macOS, o iOS ou o iPadOS — e estão usando a mesma conta do iCloud.

As chaves de acesso armazenadas no iCloud Keychain também estão disponíveis para diferentes navegadores. Por exemplo, uma chave de acesso criada no Safari pode estar disponível no Chrome para macOS e vice-versa.

Publicidade

O Google observa que as Chaves-senha armazenadas no perfil do Chrome anteriormente continuam disponíveis, mas aquelas armazenadas nas Chaves do iCloud são priorizadas. Se apenas um dos métodos estiver disponível, ela será usada para autenticar o usuário.

Vale lembrar que o suporte às Chaves-senha está se ampliando cada vez mais, com múltiplos sites e aplicativos adotando o recurso também implementado com o iOS/iPadOS 17 e o macOS Sonoma 14.

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Cabo Thunderbolt 4 Pro, da Apple, passa por tomografia computadorizada

Próx. Post

Oferta: iPhone 13 de 256GB com 22% de desconto

Posts Relacionados