NPD: juntos, Android e iOS são simplesmente imbatíveis no mercado de smartphones

Histórico do mercado de smartphones - NPD Group

O mais comum é vermos “Android vs. iOS”, mas olhando como “Android e iOS” dá pra perceber que, se existem perdedores no mercado de smartphones, pode ter certeza de que Google e Apple não são. Isso porque, segundo dados recentes do NPD Group para o mercado de telefonia nos Estados Unidos, esses dois sistemas operacionais móveis detêm, juntos, mais de 80% de market share. E o mais incrível é que ambos cresceram muito de 2010 para 2011 — o iOS (38%) mais que o Android (28%), diga-se!

Publicidade

Histórico do mercado de smartphones - NPD Group

Tanto crescimento, claro, teve que vir às custas de alguém… e esse alguém foi a Research In Motion (RIM), que implodiu 59% de um ano pra cá. O Windows Mobile, por sua vez, seguiu seu caminho em direção à irrelevância sem que o Windows Phone 7 conseguisse recuperar sua posição de campeão. O Symbian e o Palm OS, então, nem se fala. O que terá acontecido, para essa extinção em massa de sistemas operacionais móveis ocorrer tão rápido, de 2007 pra cá? O que terá sido?…

Numa nota relacionada, esses números relativos do Android e do iOS têm tudo para serem acompanhados por números absolutos crescendo no mesmo ritmo, dado que o mercado de smartphones ainda é estupidamente jovem. Quão jovem? Horace Dediu, do asymco, mediu e colocou em um gráfico bastante completo:

Penetração de smartphones - asymco

Vou explicar como ele funciona: no eixo vertical, temos a quantidade de linhas de celular num país (veja o Brasil, bem na altura dos 200 milhões); no eixo horizontal, a porcentagem dessas linhas que são smartphones (nosso país tem pouco mais de 10%, ou uns 20 e poucos milhões de telefones inteligentes); o tamanho das bolas indica a população total relativa de um país. Singapura, bem à direita, tem poucas linhas, mas a maioria já é de smartphones; a China, por sua vez, tem um número absurdo de linhas, mas pouquíssimas são de smartphones.

Publicidade

Sabe o que vai acontecer em alguns anos? Todos os países nesse gráfico estarão totalmente à direita, fazendo companhia a Singapura. E adivinha quais serão os sistemas operacionais desses smartphones! Dica: não vai ser Symbian. 😛

[via Electronista]

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…