De acordo com dados do Statcounter, as participações de mercado dos navegadores mais populares não mudaram dramaticamente no ano passado. Desta forma, o Google Chrome dominou novamente as estatísticas — tanto em desktop quanto em mobile — ao redor do mundo.
Na avaliação mundial, o browser do Google continuou sendo o navegador desktop mais usado entre os usuários em 2022, com mais de 66% de participação. Os rivais, incluindo Edge (Microsoft), Safari (Apple), Firefox (Mozilla) e Opera, competem (de longe) pelo segundo lugar, o qual acabou sendo liderado pela opção da gigante de Redmond.
No Brasil, especificamente, os dados não são muito diferentes, exceto pela popularidade maior do Opera, que pulou para o segundo lugar entre os mais usados em 2022 — muito abaixo, é claro, do Chrome.
Na seara dos dispositivos mobile, os resultados são bastante diferentes para o Safari, que pulou para a segunda posição com mais de 23% de participação em 2022. Ainda assim, o Chrome liderou com quase 65% da participação total na avaliação mundial.
Já no Brasil, é interessante notar, até o começo do segundo trimestre de 2022, o aumento da popularidade do Instabridge, aplicativo que reúne dados e senhas de redes Wi-Fi públicas, entre usuários de dispositivos móveis. Apesar disso, o segundo lugar ficou com o Safari — e a liderança, é claro, com o Google Chrome.
Vale observar que o Microsoft Edge é a prova viva de que é extremamente difícil irromper o mercado de navegadores — mesmo para uma plataforma com mais de 1 bilhão de dispositivos ativos como o Windows.
Por outro lado, a Maçã mantém seu status quo graças à participação do uso do Safari em seus próprios dispositivos, principalmente no mercado mobile.
Requer o iOS 15.0 ou superior
Requer o iOS 12.0 ou superior
via Mundo Conectado