“Se você ouviu qualquer coisa sobre esta marca nas últimas duas semanas, seja através de publicidade, notícias ou boca-a-boca, foi algo positivo ou negativo?”, perguntou a YouGov a consumidores nos Estados Unidos, para medir a quantas andam as imagens do iPhone e da Samsung por lá. O resultado, inédito nas medições da YouGov, colocou o smartphone da Apple numa posição abaixo da Sammy. Óbvio.
“Por que ‘óbvio’?” Simples: adivinha qual empresa acabou de colocar no ar uma campanha publicitária de ataque direto à imagem do iPhone! Sim, a Samsung, com dois vídeos [1, 2] e uma página no Facebook. Dava pro resultado ser diferente? O que me mata é a forma como isto está sendo interpretado: estão falando que a percepção dos consumidores sobre o iPhone está caindo, enquanto a da Samsung está melhorando.
Não foi bem isso o que eu entendi da metodologia. Se eu chegar e disser que sorvete de chocolate é um dos grandes males da humanidade e que o de jiló é manjar dos deuses, e depois a YouGov vier fazer essa pesquisa com você, é lógico que a resposta à pergunta no começo do post vai ser “negativo” pro chocolate e “positivo” pro jiló — você ouviu algo negativo, mas isso não representa o que você pensa do sorvete de chocolate.
Numa nota relacionada, é meio esquisito ver que as “marcas” em questão são de um telefone e de uma empresa. Será que o resultado seria o mesmo, se tivessem colocado “Galaxy Nexus”?
[via Fortune Tech]