Alerta aos incautos: golpe envolvendo o MobileMe está rondando a internet

Logo do MobileMe

Logo do MobileMeExiste todo tipo de golpe na internet, indo desde o mais elaborado (como páginas de phishing meticulosamente copiadas) até o mais tosquinho. Parece brincadeira, mas alguém teve a brilhante ideia de roubar os dados de usuários do MobileMe simplesmente pedindo por email.

Não acredita? Então veja o texto abaixo, encontrado pelo Mac Observer:

Dear MobileMe Subscriber,
=================

Virus Notification

A DGTFX Virus has been detected in your MobileMe folders. Your email account has to be upgraded to our new Secured DGTFX anti-virus 2011 version to prevent damages to our web mail log and to your important files. Click your reply tab, Fill the columns below and send back to us or your email account will be terminated to avoid spread of the virus.

Email:
User name:
Password:
Reconfirm Password:

Note that your password will be encrypted with 1024-bit RSA keys for your password safety.

All MobileMe User Should Reply Now !!!
Failure to do this will immediately render your Web-email address deactivated from our database.
Thank you for your co-operation.

Warning Code :ID67565434
© Copyright 2011 Apple Inc. All rights reserved.

A ideia do golpe é que a vítima responda a mensagem colocando seus dados de login e sua senha — provavelmente para os golpistas deitarem e rolarem com a Apple ID roubada na iTunes Store. Aí fica a pergunta: que tipo de pessoa responderia uma mensagem dessas? Certamente alguém que 1. não saiba como o MobileMe funciona, 2. se assuste facilmente com ameaças, 3. acredite em tudo o que chega na caixa de entrada, ou 4. todas as alternativas anteriores.

Você, leitor inteligente e bem-informado do MacMagazine, certamente não cairia num golpe tosco desses, mas talvez algum parente mais enrolado com tecnologia possa ser uma vítima potencial. Portanto, não custa nada avisar para nunca colocar senha nenhuma em mensagens desse tipo, por mais que sejam feitas ameaças ou súplicas. Tá na dúvida? Fale diretamente com o serviço de atendimento da empresa que supostamente lhe contatou.

Numa nota relacionada, quem bolou esse email bem que poderia escrever livros de ficção, hein?

[via MacNN]

Posts relacionados

Comentários