ExpressBox 3T, acessório que adiciona três slots PCIe externos a Macs com Thunderbolt, entra em pré-venda

Magma ExpressBox 3T

Em setembro falamos do ExpressBox 3T, da Magma, um acessório que permitiria expandir significativamente as capacidades de Macs com portas Thunderbolt através da adição de três slots PCIe 2.0 externos (dois 8x e um 4x). Muito bem, adivinha quem acabou de entrar em pré-venda, pela bagatela de US$980, com previsão de chegada para o início de 2012!

Publicidade

Magma ExpressBox 3T

Além dessa novidade, a Magma também esclareceu algumas coisas sobre a compatibilidade do ExpressBox no Windows e no Mac OS X: de maneira geral, os drivers das placas PCIe vão precisar de adaptações para funcionar via Thunderbolt no sistema operacional da Maçã, algo que não será necessário no da Microsoft, funcionando perfeitamente via Boot Camp.

Para resolver essa questão no OS X, a Magma está trabalhando ativamente com fabricantes de acessórios para conseguir novos drivers que os tornem “Thunderbolt Aware”. Só há um pequeno-grande porém: suporte a GPUs, algo que muita gente deve estar esperando ansiosa. Infelizmente, não será algo possível no Mac OS X sem uma ação direta da Apple para viabilizar tal tipo de expansão; já no Windows, a coisa ainda é incerta.

Publicidade

Bem, não é perfeito, mas já é um começo… por outro lado, dar quase o preço de um MacBook Air neste acessório é meio #TENSO. A necessidade de expansão tem que ser bem grande, mesmo.

[dica do @uelei]

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…