Em maio comentamos que a Apple estava sob o escrutínio de autoridades italianas por causa das garantias de um ano oferecidas para seus produtos, as quais contrariam regulamentações europeias, que preveem um período mínimo de dois anos de assistência gratuita. Pois bem, acaba de sair uma decisão quanto ao caso: segundo a Associated Press, a Maçã foi multada em 900.000 euros (aproximadamente R$2,2 milhões).
De acordo com o órgão que aplicou a penalidade, a Apple foi considerada responsável por “más práticas comerciais que prejudicavam os consumidores” e teria prestado “informações obscuras quanto a pagamentos por assistência adicional oferecida a clientes”, não oferecendo as garantias conforme manda a lei.
Agora vamos ver como a Apple vai fazer para contornar essa situação. A multa aplicada parece bem leve, para uma empresa desse porte, mas pode ser que o governo italiano não curta muito se a Maçã o mandar “parlare con la mano” — por mais que dita “mano” esteja pagando a multa. Uma saída possível para a gigante de Cupertino seria embutir o valor do AppleCare no preço de todos os seus produtos e oferecer suporte adicional a um custo reduzido apenas para Macs, expandindo a garantia para três anos.
[via UOL Tecnologia]