Dica do dia: como criar assinaturas com imagens, ou até mesmo em HTML, para serem usadas no Mail

Ícone do Mail

Eu adoro o Mail e gostei bastante das mudanças apresentadas na versão 5, que chegou com o OS X Lion. Contudo, apesar da facilidade de uso, muitos podem não saber fazer coisas relativamente simples, como por exemplo adicionar uma imagem na assinatura.

Publicidade

Mail 5 rodando no OS X Lion

Para fazer isso, basta abrir as preferências do Mail, selecionar a aba Assinaturas (Signatures) e criar uma nova clicando no botão com sinal de mais (+). Depois, basta arrastar a imagem desejada para a janela de composição. Pronto, bem simples, certo?

Preferências do Mail - Assinaturas

Publicidade

Preferências do Mail - Assinaturas

Já para a criação de uma assinatura em HTML o trabalho aumenta, mas nem por isso deixa de ser fácil. O primeiro passo é criar uma assinatura de texto no Mail, apenas para servir como referência — ela será substituída pelo arquivo contendo a assinatura em HTML. Para isso, basta seguir os passos descritos acima (sem a parte de arrastar a imagem) — não se preocupe com o texto, já que ele não será usado.

Feche o Mail e comece a escrever o código HTML da sua assinatura, ou então baixe algum arquivo-fonte na internet, como este, oferecido pelo pessoal do Smoking Apples (clique com o botão direito e salve o arquivo). Na hora da criação do código HTML, algumas regras precisam ser seguidas: todo o código CSS *precisa* ser inline; se usar uma imagem, esta precisa estar hospedada externamente, em algum servidor; não utilize tags como body ou head, opte apenas por div, br e a. Lembrando que esse código pode ser escrito até mesmo no Editor de Texto (TextEdit) do OS X — não esqueça de desmarcar a opção para ignorar textos ricos em HTML, já que, com esta opção habilitada, o Editor de Texto renderiza o conteúdo como uma página web.

Publicidade

Feito isso, salve o arquivo final como .html. Pegue esse arquivo, abra-o no Safari e salve-o como .webarchive (no menu do navegador, escolha a opção Arquivo » Salvar Como…). Abra a pasta ~/Biblioteca/Mail/Assinaturas (Library/Mail/Signatures) e procure pela assinatura que você criou no Mail (aquela que substituiremos) — use o Quick Look (barra de espaço) para facilitar a busca, caso tenha mais de um assinatura criada. Depois de achar o arquivo que deverá ser substituído, copie o seu nome e cole-o no arquivo .webarchive (seu código HTML), jogando este dentro da pasta em questão. Com isso, você está subsituindo a assinatura de texto criada como referência pela assinatura em HTML (que necessariamente precisa estar no formato .webarchive, já que as assinaturas do Mail só trabalham com esse tipo de arquivo).

[Dica para quem está usando o OS X Lion: entre na pasta Biblioteca (Library) clicando na opção “Go” do menu do Finder. Pressione a tecla Option que a pasta aparecerá. Depois, basta procurar o diretório Assinaturas (Signatures), dentro de Mail/V2/MailData.]

Feito isso, volte ao Mail, abra as preferências (atalho: Command + ,), escolha a aba Assinaturas (Signatures) e arraste a assinatura em questão para a conta (painel da esquerda) que deseja usar. Não esqueça de escolher a assinatura através da opção Escolha a Assinatura (Choose Signature), no painel inferior. Isto é o que vai garantir que ela esteja lá, quando você criar uma nova mensagem.

Publicidade

Escolhendo a assinatura

Pronto! Ao criar uma nova mensagem, a assinatura aparecerá! Contudo, é importante seguir todos os passos corretamente para que o resultado seja positivo — qualquer problema na substituição do arquivo .webarchive ou falha na hora da cópia do nome invalidará o processo.

Dúvidas? Use e abuse dos comentários. 😉

[via Smoking Apples]

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…