Broadcom apresenta primeiros chips Wi-Fi 5G, agora no protocolo 802.11ac

Logo - Wi-Fi 5G

Logo - Wi-Fi 5GEm adiantamento ao início da CES 2012 em Las Vegas, a Broadcom Corporation já anunciou hoje que demonstrará no evento seus novos chips Wi-Fi 5G — os primeiros a adotarem o novo protocolo 802.11ac.

Publicidade

A tecnologia contará com velocidades de transmissão sem fio similares às de redes Gigabit Ethernet, possibilitando, por exemplo, o streaming de filmes em Full HD (1080p) sem problemas ou atrasos. A tecnologia — fabricada pelo processo de 40 nanômetros — também é supostamente seis vezes mais eficiente no uso de energia que soluções 802.11n atuais.

Evolução do Wi-Fi

A família de chips Broadcom com Wi-Fi 5G inclui inicialmente os modelos BCM4360 (até 1,3Gbps), BCM4352, BCM43526 (estes dois, a 867Mbps) e BCM43516 (a 433Mbps), mas ainda é cedo para dizer quando que esses benefícios chegarão às nossas mãos, como consumidores finais. Precisamos esperar que não só OEMs (como a Apple) comecem a incorporá-los em seus computadores/tablets, como também que o mercado seja abastecido por produtos compatíveis, como roteadores, set-top boxes e afins.

Publicidade

Entre as primeiras empresas que já se comprometeram com a tecnologia, em parceria com a Broadcom, estão Motorola, Microsoft, NETGEAR, Huawei, Lenovo, Belkin e LG.

[via GamesBeat]

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…