Samsung perde mais uma disputa, agora na Itália; especialista comenta estratégia jurídica da Apple

Logo da Samsung

Logo da SamsungA Samsung desistiu de tentar banir o iPhone 4S na Coreia do Sul e na Alemanha, além de perder a disputa na Holanda e na França. Era previsível, então, que o mesmo acontecesse na Itália, onde a sul-coreana também tentava impedir as vendas do mais novo smartphone da Apple. E foi exatamente isso que aconteceu: o Tribunal de Milão (Tribunale di Milano) negou o pedido da Samsung, e o iPhone 4S poderá continuar sendo comercializado em terras italianas sem problemas.

O sempre bem informado Florian Mueller, do FOSS Patents, deu sua opinião dizendo que ambas as empresas não estão obtendo sucesso com suas respectivas estratégias de tentar banir produtos da rival — lembrando que a liminar que proibia a comercialização do Galaxy Tab na Austrália já caiu e que as tentativas de impedir as vendas dos gadgets da Samsung nos Estados Unidos também não foram bem recebidas pela juíza à frente do caso. Em vez disso, Mueller acha que, agora, as empresas vão mirar procedimentos “normais”, e não tentar injunções preliminares rápidas, como essas que vimos. É bom frisar que, embora esses banimentos não tenham ocorrido, todos os processos ainda estão em julgamento — e possivelmente continuarão por mais alguns anos.

Logo da AppleEm uma nota relacionada, Mueller comentou os diversos erros de estratégia jurídicas da Apple — uma empresa famosa pela atenção aos detalhes em tudo que faz. Na opinião do especialista, a empresa errou bastante em suas decisões de quando, onde e como processar empresas. Um dos resultados, por exemplo, é que a HTC — empresa com o portfólio mais fraco de patentes entre as fabricantes de aparelhos com o sistema Android — não tem nada a temer da Apple (pelo menos por enquanto, nos EUA). Mueller fala ainda de outros erros nos casos envolvendo Motorola, Samsung e Nokia. Se você gosta e se interessa pelo assunto, não deixe de conferir o post dele.

[via MacRumors]

Posts relacionados

Comentários