Famosa por incluir tablets em suas pesquisas de mercado sobre computadores, a Canalys afirmou hoje que “um em cada seis PCs vendidos no quarto trimestre de 2012 foi um iPad”.
De acordo com a firma de pesquisas, a Apple não poderia ter acertado mais com o lançamento do iPad mini. Embora a linha de iPads pela primeira vez tenha ficado com um market share em tablets abaixo dos 50%, a Canalys acredita que, sem o mini, a Apple provavelmente teria recebido um baque maior da concorrência — até porque ele já estaria representando metade das vendas de iPads.
No quarto trimestre de 2012, a Canalys afirma que a Apple vendeu 27 milhões de unidades — incluindo Macs e iPads —, o que a fez superar uma fatia de 20% do total pela primeira vez e se manter na liderança geral. Em seguida vêm HP, Lenovo, Samsung e Dell.
No geral as vendas mundiais de PCs cresceram 12% ano a ano, atingindo 134 milhões de unidades.
Evidentemente, para empresas como a Apple a inclusão de tablets no segmento de PCs acaba sendo muito benéfica. A coisa faz sentido do ponto de vista do “mundo pós-PC”, mas há quem ainda discorde dessa mescla.
[via The Loop]