Pelo jeito a Apple quer mesmo investir no Canadá. Além de uma loja na cidade de London e outra em Vancouver, a Maçã planeja abrir uma Apple Retail Store no shopping Halifax, na província de Nova Escócia (com cerca de 1 milhão de habitantes).
Ela está em obra desde novembro de 2011, e muita coisa está sendo feita, inclusive nos arredores dela — trabalhadores estão colocando uma nova escada rolante e um mezanino em frente à futura Apple Store. Além disso, todo o shopping passou por uma reformulação, em 2007.
Se tudo der certo, esta será uma ótima notícia para os habitantes da Nova Escócia, já que a loja oficial da Maçã mais próxima fica a cerca de 800km de distância. O país já conta com 22 Apple Retail Stores, número que crescerá um pouco mais em 2012.
· · ·
Saindo do Canadá e indo direto para Sydney (Austrália), a construção da loja no shopping Broadway já mostra os tradicionais tapumes pretos.
Esta terá um espaço de 558 metros quadrados, e localiza-se ao lado de um instituto politécnico com cerca de 10.000 estudantes. Diferentemente da loja supracitada, ela não está muito longe de outras Apple Retail Stores: apenas 2,4km da Apple Store, Sydney e 4,8km da Apple Store, Bondi; o espaço deverá ficar pronto em breve.
· · ·
Agora, notícias da Flórida (Estados Unidos). A conhecida loja de Orlando, no Florida Mall, ganhará uma bela expansão, passando dos atuais 250 para 800 metros quadrados, ou seja, mais que triplicará de tamanho. De acordo com a Maçã, mais de 100 lojas já passaram por reformas, com espaços que variam entre 460 e 558 metros quadrados — anteriormente, a média era de 278 metros quadrados.
Mas os planos da gigante de Cupertino não param por aí. Além de novas Apple Retail Stores, ela planeja também abrir pequenas “lojas-dentro-de-lojas”, algo bem parecido com os já estabelecidos Apple shops — a rede Fnac, por exemplo, tem vários aqui no Brasil, e nós inclusive cobrimos a abertura de um, no Rio de Janeiro, em março de 2008(!).
Essas novas minilojas seriam uma espécie de teste, e o plano inicial prevê 25 unidades dentro de algumas lojas Target espalhadas pelos EUA — a empresa instalaria as minilojas em áreas que não suportariam uma Apple Retail Store. A rede Target já comercializa produtos da Apple como iPods, iPhones e iPads, mas, com este novo projeto, tudo leva a crer que quase todos os iProducts — incluindo Macs — chegarão à rede, que hoje conta com a segunda maior cadeia de lojas dos Estados Unidos, com 1.752 unidades.