O melhor pedaço da Maçã.

Macs com M1 superam até o Mac Pro em novos testes

E a economia de bateria é absolutamente impressionante
T3
Macs e chip M1

As atenções da semana no mundo tecnológico estão totalmente voltadas aos novos MacBooks Air e Pro equipados com o chip M1, da própria Apple.

Publicidade

Já sabemos que os processadores têm performance invejável e um futuro brilhante pela frente, mas hoje, com a publicação dos primeiros reviews das novas máquinas na imprensa estrangeira, temos mais um fator importante para levar em conta: as impressões do mundo real. E a boa notícia é que, até o momento, elas são muito, muito boas.

Matthew Panzarino, do TechCrunch, passou os últimos dias testando os novos Macs com o M1 e ficou impressionado — não só com a performance das máquinas, mas principalmente com a bateria dos portáteis: segundo ele, o chip coloca no chinelo alguns dos Macs portáteis mais poderosos já feitos… ao mesmo tempo em que entrega entre 2-3x mais longevidade desplugado da tomada. No mínimo.

Segundo Panzarino, a melhor forma de descrever o uso dos novos computadores é compará-los a um iPad Pro de última geração: tudo ocorre instantaneamente, e a transição de uma máquina Intel para uma máquina com M1, nas palavras dele, é como se livrar de uma dor crônica da coluna e sentir, depois de anos, o alívio. De fato, é um grande alívio ver a captura abaixo:

Abrindo aplicativos no MacBook Pro com M1

O jornalista percebeu que, ao compilar o código aberto do WebKit (o motor de renderização do Safari), o Mac mini e o MacBook Pro equipados com M1 foram capazes de realizar a tarefa alguns segundos mais rápidos que o atual Mac Pro — foram 20 minutos e 43 segundos para concluir o processo. O MacBook Pro de 13 polegadas com Intel levou 46 minutos para realizar a mesma tarefa.

Publicidade

Mais importante: após realizar a compilação, tanto o MacBook Pro quanto o MacBook Air com M1 tinham ainda 91% de bateria disponível. O MacBook Pro de 16 polegadas, após o mesmo processo, tinha 61% ainda no tanque, enquanto o Pro de 13 polegadas (Intel) caiu para 24%. Impressionante!

Acho que esse é o gráfico-chave. Essa é uma compilação completa de um novo checkout do WebKit no M1, seguido de um gráfico que compara o uso da bateria. Não está errado: eu testei algumas vezes para confirmar que os números eram esses mesmos. Sim, [os Macs com M1] ainda tinham 91% de bateria restante.

A edição e a renderização de vídeos também renderam elogios, e Panzarino notou que as novas máquinas ficam atrás de computadores mais parrudos apenas quando dependem muito da GPU1Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico. — e olha que estamos falando aqui de placas gráficas dedicadas, como a 5500M ou a Vega II, ambas da AMD.

Nem tudo foi motivo de elogios, entretanto: Panzarino criticou a integração inicial dos Macs com os aplicativos para iOS/iPadOS, classificando a experiência como “quase cômica” e pouco intuitiva para o usuário, sem um bom transporte do controle por toque para o trackpad. Segundo ele, essa é a pior das experiências de apps nos Macs com M1 (a melhor são os apps nativos, seguido daqueles rodando via Rosetta 2, os do Catalyst e, por fim, os do iOS/iPadOS).

A análise de Panzarino tem vários outros testes e benchmarks que você pode conferir, todos dando larga vantagem aos Macs com M1. O fato é que, no geral, o futuro realmente é brilhante — e a Intel pode começar a se preocupar de verdade.

Notas de rodapé

  • 1
    Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

1Password para Mac ganha desbloqueio pelo Apple Watch

Próx. Post

Fleets, os Stories do Twitter, estão agora disponíveis para todos

Posts Relacionados