Vira e mexe nós destacamos as previsões e estimativas de vendas dos iGadgets, seja as de analistas independentes ou de firmas já estabelecidas no mercado — grande parte acredita que o FQ1 2012 será o trimestre para a Apple.
No próximo dia 24, a Apple noticiará o resultado financeiro do seu primeiro trimestre fiscal de 2012 (relativo ao último trimestre anual de 2011), e nada mais natural que queiramos saber quais analistas acertaram e quais passaram longe dos números oficiais. Exatamente por isso que trouxemos duas tabelas criadas por Philip Elmer-DeWitt, da Fortune Tech: uma contendo todas as previsões para o iPad e outra para o iPhone.
Para a tablet da Apple, o consenso é grande: entre analistas independentes a média ficou em 14,8 milhões enquanto que entre os profissionais, 13,5 milhões — menos de 10% de diferença. A menor estimativa foi feita por Hendi Susanto, da Gabelli & Co. (11,73 milhões), enquanto que a maior foi projetada por Alexis Cabot (19,47 milhões). Caso a média total se concretize, (14 milhões), a Maçã terá um aumento de 90% se comparado ao mesmo trimestre de 2010. Ao todo, serão vendidas 52,5 milhões de tablets em 2011.
Já para o iPhone, a maior previsão veio de Robert Paul Leitao (35,75 milhões). A menor — mais uma vez, diga-se —, de Hendi Susanto, da Gabelli & Co. (25,16 milhões). A média entre os profissionais ficou em 29,74 milhões (aumento de 83%), enquanto que, entre os independentes, 33,42 milhões (aumento de 106%).
Quem estará mais próximo da realidade? Saberemos no dia 24 de janeiro. 😉