O melhor pedaço da Maçã.

Discussão: será que a Siri está infringindo patentes da antiga Excite?

Logo Excite

Em uma recente entrevista para a Bloomberg, Shawn Carolan, da Menlo Ventures, explicou o que o fez investir na empresa Siri, que posteriormente foi adquirida pela Apple e se transformou na assistente virtual do iPhone 4S. Em uma parte do vídeo, Carolan fala sobre o funcionamento do recurso, confira:

Publicidade

Resumindo: ela não analisa palavra por palavra, e sim um bloco inteiro, fazendo o uso de técnicas linguísticas para mapear as cadeias de caracteres comparando-as a dez possíveis soluções, a fim de descobrir o que você está perguntando/solicitando.

Foi aí que Robert Cringely percebeu uma “similaridade” entre a Siri e o antigo sistema de busca da Excite. Veja abaixo uma descrição de como o motor funcionava:

Cada pergunta era desmembrada em sujeitos, objetos, verbos e adjetivos — depois estes viravam vetores em um espaço multidimensional, na qual cada palavra era uma dimensão. Milhões de páginas da internet eram analisdas e convertidas da mesma forma multidimensional. Achar então o resultado mais relevante era uma simples questão de mostrar as páginas que estavam mais de acordo com o vetor (a palavra e seus sujeitos, objetos, verbos e adjetivos) questionado.

Para Cringely, o processo é bastante parecido com o utilizado pela Siri. E é exatamente aqui que mora o perigo. Explico: no mundo real, o algorítimo de ranqueamento de páginas (page ranks) do Google se mostrou mais eficiente. Consequentemente, a Excite perdeu força e foi pro brejo quando a bolha das empresas de internet estourou. Apesar de a Excite ter sido vendida para a Ask Jeeves (Ask.com) em 2004, toda a tecnologia patenteada pela empresa permaneceu nas mãos de seus fundadores. Agora adivinhe só: um deles é Graham Spencer, que hoje é sócio do Google Ventures.

Publicidade

Preparado para mais um capítulo de uma futura guerra de patentes? Porque das duas, uma: ou a Apple corre para comprar logo esses inventos, ou algum concorrente (deixa eu pensar… Google?) o fará. Se os inventos de fato ameaçarem a vida da Siri, não tenho dúvidas de que alguma fabricante de robozinhos verdes fará de tudo para por as mãos nisso.

Bem, só nos resta esperar e torcer para a Siri permanecer de pé, custe o que custar. 😛

[via 9to5Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Piper Jaffray reduz suas estimativas de vendas de Macs, porém aumenta as de iPhones

Próx. Post

↪ Momento Humor-Sério: Jon Stewart debate condições de trabalho na Foxconn com a Siri

Posts Relacionados