O melhor pedaço da Maçã.

Rumor: Apple poderá lançar um espécie de “GarageBand para ebooks” em seu evento educacional

iTunes U

O WSJ.com deu o seu pitaco, agora chegou a vez do Ars Technica de afirmar que o ponto alto (ou um dos mais altos) do evento educacional que será realizado nesta quinta-feira (19/1), será o anúncio de uma ferramenta para a criação de ebooks (uma espécie de “GarageBand para livros-texto”).

Publicidade

Apple - Educação

De acordo com fontes do mercado, as ferramentas que existem hoje para a publicação de ebooks são frustrantes, e vários autores desejam que a Apple (ou alguma outra empresa) apresente um software simples, tornando o processo tão fácil quanto criar/editar uma música no GarageBand.

Para Matt MacInnis, CEO da Inkling — e ex-funcionário da Maçã —, a Apple está vendendo milhões de iPads para o sistema educacional, mas isso não quer dizer que os gadgets estejam sendo usados como livros-texto, já que a oferta digital (educacional) não é nem um pouco grande. Como não podemos esperar que a Apple se transforme em uma editora — assim como ela não virou uma gravadora (música) ou um estúdio (filmes) —, não é difícil pensar que a Maçã lançará uma plataforma de distribuição para livros-texto (educacionais). Afinal, hardware para consumir este produto já existe. Além disso, é esperado também que a Maçã anuncie o suporte ao formato ePub 3.

Publicidade

Ainda de acordo com a notícia, Steve Jobs em pessoa esteve envolvido com o projeto por alguns anos — mais até do que sua biografia autorizada insinua. O anúncio desse projeto era, inclusive, para ter sido feito junto ao iPhone 4S. Contudo, ele foi adiado — muito provavelmente pela saúde do ex-CEO, que faleceu horas depois.

Parafraseando John Gruber, do Daring Fireball: “Nunca subestime a importância de boas ferramentas autorais. Um bom “GarageBand para ebooks” poderia fazer para a plataforma iBooks o que a dupla Xcode e Cocoa Touch vem fazendo para a App Store.”

O evento será realizado no dia 19 de janeiro, no Guggenheim Museum, em Nova York. Ele começará às 13 horas, pelo horário brasileiro de verão — e sim, teremos cobertura completa aqui no MacMagazine, em português, é claro. 😉

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Expansão do iTunes Match continua e serviço é lançado em mais 19 países

Próx. Post

↪ Codinome de futuros iPads e códigos do Facebook são encontrados no iOS 5.1 beta 3

Posts Relacionados