O melhor pedaço da Maçã.

Evento educacional: Apple reformula iTunes U, com direito a novo aplicativo

Ícone - iTunes U

O iTunes U é hoje o maior repositório gratuito educacional do mundo, com mais de 1.000 universidades utilizando o recurso — já foram baixados mais de 700 milhões de conteúdo através de dele, isso tudo em apenas quatro anos de existência.

Publicidade

iTunes U no iPad e no iPhone

Uma das finalidades do iTunes U é a publicação de aulas. Contudo, a Apple quer ampliar as ferramentas a professores, oferecendo, por exemplo, cursos online totalmente completos (ensino à distância). Para tal, a empresa lançou um app exclusivo do iTunes U. Com ele, professores e estudantes terão acesso a tudo que precisam, em um só lugar.

Com um visual semelhante ao do iBooks, todos os cursos acompanhados pelo usuários são reunidos em uma estante (ou vistos em lista). Eles contam com apresentações, detalhes sobre instrutor e resumo de conteúdo programático. Além disso, professores podem usar uma área específica para enviar anotações e designar tarefas para os alunos. Caso queira, notificações podem ser disparadas para todos, sempre que uma nova mensagem for postada. A fim de tornar a experiência ainda mais completa, o novo aplicativo pode se comunicar com o iBooks, direcionando usuários para determinadas páginas em livros.

Publicidade

Assim como no Lembretes (Reminders), estudantes podem marcar tarefas como realizadas. Falando sobre os vídeos — o iTunes U tem conta com muitos deles —, agora existem duas opções: o usuário pode baixar tudo localmente ou assistir a eles via transmissão online. Ele conta também com uma área de materiais onde tudo sobre o assunto é reunido: áudios, vídeos, livros, documentos e apps.

iTunes U no iPad e no iPhone

Algumas escolas tiveram acesso à novidade. O resultado são mais de 100 cursos disponíveis, agora, na iTunes U — algumas instituições consagradas como MIT, Duke, Stanford e Yale já estão desenvolvendo programas-piloto para a “universidade da Apple”. Outra novidade é que ela será expandida, aceitando, a partir de agora, conteúdo dos diversos níveis de escolaridade (desde o primário até a universidade), dando uma oportunidade incrível para professores e instituições entregarem conteúdo e cursos completos pela internet, de graça.

Ícone - iTunes U

O aplicativo iTunes U requer o iOS 5.0 ou superior em iPads ou iPhones/iPods touch e não custa nada na App Store [12,1MB].

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Evento educacional: editoras embarcam no projeto de reinvenção dos livros-texto

Próx. Post

Apple libera iTunes 10.5.3, com suporte aos novos livros didáticos para iPads

Posts Relacionados