Pesquisa indica grande superioridade do iOS em relação ao Android no mercado empresarial

Logo da Good Technology

Depois do anúncio assombroso referente ao último trimestre fiscal da Apple, vimos que o iOS ultrapassou o Android no mercado de smartphones norte-americano.

Analisando dados de mais de 2.000 empresas, a Good Technology realizou uma pesquisa que evidenciou ainda mais a superioridade do SO móvel da Apple em relação ao do Google: de acordo com o estudo, o iPad foi responsável por 96% das ativações de tablets realizadas no quarto trimestre de 2011, enquanto que o iPhone representou 53% dos smartphones — no total, a superioridade do iOS foi de 71%.

Gráfico - Good Technology

Os dados excluem números da Research In Motion (RIM), já que a firma — que trabalha com serviços de push messaging, gerenciamento de dispositivo e segurança móvel para empresas — não suporta a plataforma dos BlackBerries. A ordem, então, ficou assim: iPhone 4S, iPhone 4, iPad 2, iPad (original) e iPhone 3GS — todos superiores aos números de Androids. Outubro foi quando o robô verbe ganhou um pouco de fôlego, porém o iPhone 4S chegou e retomou o posto de gadget mais desejado para a Maçã. Comparativamente, no mesmo período de 2010 a firma de Cupertino tinha 65% do mercado empresarial (contra os 71% atuais).

As 2.000 empresas analisadas pela Good incluem metade da lista Fortune 100, sendo que a o mercado financeiro foi o que mais ativou devices; do lado oposto vem, por incrível que pareça, a indústria de mídia e entretenimento.

Gráfico - Good Technology

Confira um outro gráfico, este mostrando as ativações das duas plataformas durante todo o ano passado — do lado esquerdo, as categorias smartphone e tablets separadas; no direito, tudo junto:

Gráfico - Good Technology

Segundo a Good, a superioridade da Apple é explicada pelo fato de os produtos integrados serem mais fáceis de suportar. Além disso, os iGadgets cobrem uma variedade de recursos como servidores Exchange e clientes IPSe VPN que nem todos os Androids oferecem. O ecossistema do Google — que possibilita operadoras e fabricantes adicionarem camadas de softwares proprietários — dificulta a segurança, adicionando algumas barreias para serem usados em empresas.

Toda a pesquisa da Good Technology pode ser vista neste PDF.

[via AppleInsider]

Posts relacionados

Comentários