O melhor pedaço da Maçã.

Você sabia que o Finder do OS X Yosemite permite renomear arquivos em massa?

Renomeando arquivos em massa no Finder do OS X Yosemite

A Apple não é muito de implementar em seus sistemas operacionais e apps funções avançadas, deixando essas tarefas para soluções de terceiros. Mas o Finder do OS X Yosemite ganhou um recurso muito aguardado que vale destacarmos: renomeação de arquivos em massa (batch renaming).

Publicidade

Muitas vezes, você se deparará com situações como esta:

Renomeando arquivos em massa no Finder do OS X Yosemite

Você pode ter numa pasta dezenas/centenas de arquivos que gostaria de renomear com um determinado padrão, mas de uma vez só. Agora, isso é possível com poucos cliques.

Publicidade

Basta selecionar o que quer renomear, ir ao botão da engrenagem do Finder (ou clicar com o botão direito do mouse) e selecionar a opção “Renomear X Itens…”, onde “X” é o número total de arquivos selecionados.

Renomeando arquivos em massa no Finder do OS X Yosemite

Uma pequena janelinha será aberta no topo, onde você pode então configurar o formato que deseja aplicar no nome de todos esses arquivos, de uma vez só. Observe que esta ação é definitiva, ou seja, não há como desfazê-la com um mero Command + Z. [Segundo alguns leitores nos informaram, Command + Z funciona sim. Ótimo!]

No nosso exemplo, optamos por “Formato” com “Nome e Data”, e você ainda pode escolher se deseja que a data apareça antes ou depois do nome.

Renomeando arquivos em massa no Finder do OS X Yosemite

Mas há várias outras opções nessa janelinha. Você pode colocar um nome com índice, nome com contador, pode simplesmente adicionar um texto ou até substituir um texto. Esta última opção é bem poderosa e flexível, funcionando como um “buscar e substituir” (“find and replace”) para os seus arquivos.

Se alguma vez você já teve que renomear muitos arquivos dessa forma, saberá o quanto essa nova funcionalidade do Finder é valiosa. 🙂

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Alugue o filme “Encontro Marcado”, com Brad Pitt e Anthony Hopkins, por apenas US$1!

Próx. Post

↪ Patente da Nintendo indica que empresa poderá levar seus jogos a outras plataformas (como o iOS)

Posts Relacionados