Dica do dia: sincronizando o Photo Stream do iCloud com uma pasta do Mac OS X

Ícone - Photo Stream

É comum eu ter que tirar uma screenshot de um aplicativo para usar como imagem aqui no site. Antes, a maneira mais fácil de se fazer isso era enviando a foto por email mesmo. Agora, com o Compartilhar Fotos (Photo Stream), um dos recursos do iCloud, o processo é automático: tudo que eu preciso fazer é abrir o iPhoto e pegar a imagem.

Photo Stream - iPhone e MacBook Air

Mas é exatamente esse o problema. Não sei se é só comigo (provavelmente não), mas o iPhoto é um dos piores softwares da Apple, já que demora alguns bons minutos para abrir e carregar toda a biblioteca. Toda vez que eu preciso fazer isso, é um sofrimento — ele influencia até mesmo na performance de outros softwares, deixando o computador como um todo bastante lento.

É aí que entra a dica de hoje. Se você tem a última versão do iPhoto instalada (9.2.1, compatível com o iCloud), basta fazer um pequeno script para que todas as fotos tiradas com iGadgets sejam sincronizadas com uma pasta do Mac OS X, excluindo o iPhoto do processo.

Abra o AppleScript Editor (localizado dentro da pasta /Applications/Utilities/) e copie o código abaixo:

[code lang=”javascript”]tell application "Finder"
set this_folder to "Macintosh HD:Users:nomedousuario:Library:Application Support:iLifeAssetManagement:assets" as alias
set target_folder to "Macintosh HD:Users:nomedousuario:Pictures:Compartilhar Fotos" as alias
try
duplicate (every file of the entire contents of this_folder whose name contains "IMG") to the target_folder with replacing
end try
end tell[/code]

Como você pode ver, algumas informações do código acima precisam ser alteradas para que tudo funcione perfeitamente. Troque o nomedousuario pela seu nome de usuário (aqui no meu caso, por exemplo, é Eduardo).

Finder - Nome do usuário

A pasta em questão utilizada para a sincronização foi criada dentro da pasta Fotos (Pictures), com o nome Compartilhar Fotos. Caso queira, também poderá modificar isso de acordo com a sua escolha.

Infelizmente o processo não é automático, e você terá que repeti-lo todas vez que desejar sincronizar as fotos. Contudo, você pode salvar o script como um aplicativo e executá-lo facilmente toda vez que for necessário — não esqueça de selecionar a opção para salvar o arquivo como um aplicativo.

Criando um aplicativo no AppleScript Editor - Compartilhar Fotos

Espero que tenham gostado da dica. 😉

[via iDownloadBlog]

Posts relacionados

Comentários