Fair Labor Association inicia vistoria em fábricas da Foxconn responsáveis pela montagem de iProducts

Trabalhadores em fábricas de parceiras da Apple

Há um mês exato, a Apple divulgou uma lista completa de suas fornecedoras e anunciou que tinha acabado de firmar parceria com a Fair Labor Association. A partir de hoje, a associação iniciou suas vistorias periódicas em fábricas da Foxconn responsáveis pela montagem de iProducts.

Publicidade

Trabalhadores em fábricas de parceiras da Apple

“Nós acreditamos que trabalhadores de todo lugar têm o direito de um ambiente de trabalho seguro e justo, e é por isso que solicitamos que a FLA avalie, de forma independente, a performance dos nossos maiores fornecedores”, afirmou Tim Cook, CEO da Apple — que no mês passado também falou sobre as acusações contra a Maçã. “As inspeções estão agora em andamento e são pioneiras na indústria de eletrônicos, tanto em escala quanto em abrangência, e nós estamos gratos por a FLA ter concordado em alterar a sua conduta de identificar as fábricas em seus relatórios.”

A FLA conduzirá exames voluntários de fábricas da Foxconn em Shenzhen e Chengdu, na China. Entre uma série de outras coisas, a equipe da associação entrevistará milhares de empregados sobre suas condições de trabalho e moradia, incluindo saúde e segurança, compensação financeira, cargas horárias e comunicação com a gerência. A FLA também avaliará os ambientes de trabalho, dormitórios e outras instalações, bem como conduzirá uma análise profunda de documentos relacionados com todos os processos de contratação de pessoas.

Publicidade

As fornecedoras da Apple — incluindo também Quanta e Pegatron — já concordaram em cooperar completamente com a FLA, oferecendo acesso total às suas operações. A associação espera divulgar suas primeiras descobertas e recomendações até o mês que vem, em seu site. Quando finalizada, a vistoria da FLA cobrirá instalações onde mais de 90% dos produtos da Apple são montados.

Mais detalhes sobre as medidas tomadas pela Apple nesse sentido podem ser encontrados na página Supplier Responsibility.

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…