Site indica que empecilhos para a chegada de novos Macs Pro estão agora ficando pra trás

Mac Pro

Mac ProNo final de dezembro, noticiamos o anúncio da placa gráfica Radeon HD 7970, porém existem rumores de que a Apple pode estar se preparando para mais uma vez abandonar a AMD em prol da NVIDIA, em futuros Macs Pro. Evidências das novas máquinas foram encontradas, por acaso, em versões betas do OS X 10.7.3.

Tratando o assunto, o M.I.C Gadget disse hoje que os principais empecilhos para o lançamento da tão esperada nova geração de Macs Pro podem estar ficando para trás, embora ainda deva demorar até o terceiro trimestre deste ano para ouvirmos alguma coisa da Apple.

No lado da Intel, os novos processadores “Ivy Bridge” — fabricados pelo processo de manufatura de 22 nanômetros — deverão eliminar de vez os problemas de superaquecimento da geração anterior, chegando a versões com 8 núcleos (octa-core) e absurdos 20MB de cache. Com o uso de transistores “tri-gate”, a Intel também está conseguindo obter uma eficiência cerca de 30% maior com essa nova geração de chips.

Quanto ao chipset gráfico da máquina, na mesma época — por volta de abril — a NVIDIA deverá lançar sua linha “Kepler”, que vem para suceder a “Fermi”. Boatos sobre um retorno dessa parceria ressurgiram em novembro, o que seria uma ótima notícia para profissionais que utilizam produtos da Adobe e/ou programas baseados em CUDA.

Se essa combinação toda de fato se concretizar, os novos Macs Pro deverão chegar com a sensação de que “valeu a espera”. E que espera: a linha foi atualizada pela última vez — pasmem! — em julho de 2010.

Posts relacionados

Comentários