O melhor pedaço da Maçã.

Gartner confirma: Apple foi a maior fabricante de smartphones de 2011

Miniatura do logo da Gartner

A Gartner informou seus números a respeito do mercado de smartphones em 2011. Para a firma, foram vendidos 472 milhões de dispositivos durante o ano, o que representa 31% de telefones móveis — um aumento de 58% ano a ano.

Publicidade

Somente no Q4 2011 foram comercializados 149 milhões de smartphones, sendo 37 milhões deles, iPhones. Isso tornou a Apple a terceira maior fabricante de celulares do mundo, ultrapassando a LG, e a #1 no mercado de smartphones, tanto no período (23,8% de market share) quanto no ano (19% de market share) — sendo América do Norte e Europa Ocidental as regiões que mais influenciaram o crescimento da empresa.

Gráfico - Gartner

O período foi dominado por Apple e Samsung, com LG, Sony Ericsson, Motorola e Research In Motion decepcionando — bastante expostas às novas ameaças de ZTE e Huawei.

Publicidade

Falando sobre telefones ceulares em geral, foram vendidos 475,5 milhões de unidades no Q4 2011 (aumento de 5,4%). Durante o ano, 1,8 bilhão de aparelhos foram comercializados (incremento de 11,1%); para 2012 as estimativas miram um crescimento de 7% para o mercado móvel, enquanto para smartphones o aumento será de aproximadamente 39%.

Gráfico - Gartner

A Nokia, apesar de também decepcionar, ainda ficou no azul, vendendo 111,7 milhões de unidades (8,7% a menos que em 2010), mostrando que a Samsung — a sul-coreana conseguiu bons lucros com suas vendas de smartphones — é a uma grande ameaça para a finlandesa. Contudo, para Roberta Cozza, analista da Gartner, a Nokia comprovou que ainda tem habilidade para grandes disputas, já que obteve sucesso com seus Lumia 710 e 800. Resta agora penetrar cada vez mais no mercado, com um portfólio mais completo.

Publicidade

Mesmo com uma provável queda nos números (se compararmos o Q1 2012 com o Q4 2011), a firma espera uma boa performance da Apple no primeiro trimestre de 2012. Já a RIM, que teve queda de 10,7% no quarto trimestre de 2011, terá que se esforçar bastante para convencer desenvolvedores a abraçarem novamente seu ecossistema, com a futura chegada do BlackBerry 10.

Gráfico - Gartner

Enquanto isso, Android e iOS mostram sua dominância, tendo juntos quase 75% do mercado no período entre setembro e dezembro do ano passado.

[via TechCrunch]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Subtitles Wizard continua ganhando novos recursos em sua versão “Plus”, fora da App Store

Próx. Post

Como previsto, jogo Rescue City ganha versão para iPads

Posts Relacionados