Baita surpresa: Apple lança “Developer Preview” do OS X Mountain Lion, prometendo mais de 100 novidades

Ícone - OS X Mountain Lion

Por esta, ninguém esperava (não tão cedo): a Apple anunciou e disponibilizou hoje a primeira versão “Developer Preview” do OS X Mountain Lion, a próxima grande versão do seu sistema operacional para Macs — o Mac OS X 10.8.

Ícone - OS X Mountain Lion

A atualização trará apps e recursos populares do iPad para o Mac, “acelerando o passo da inovação do OS X” — segundo a Apple. Entre eles estão Mensagens (Messages), Notas (Notes), Lembretes (Reminders) e Game Center, além da Central de Notificações (Notification Center), Share Sheets, integração com o Twitter e — veja só, que coincidência! — espelhamento via AirPlay (AirPlay Mirroring).

OS X Mountain Lion no MacBook Air

O Mountain Lion será a primeira versão do OS X Lion desenvolvida com o iCloud em mente, facilitando a sua configuração e integração com apps. Esta primeira versão de testes — disponível a partir de hoje, para desenvolvedores — inclui ainda o Gatekeeper, um “revolucionário” recurso de segurança que protege usuários de softwares maliciosos dando-lhes controle total sobre quais apps são instalados em seus Macs.

“O Mac está num ótimo ritmo, crescendo mais rápido que o PC por 23 trimestres consecutivos, e com o Mountain Lion as coisas ficarão ainda melhores”, afirmou Philip Schiller, vice-presidente sênior de marketing mundial da Apple. “A developer preview do Mountain Lion chega apenas sete meses depois do super bem-sucedido lançamento do Lion e define um rápido ritmo de desenvolvimento para o sistema operacional de computadores pessoais mais avançado do mundo.”

iMac e MacBook Air com o OS X Mountain Lion

O app Messages chegará para substituir o iChat, possibilitando o envio ilimitado de mensagens, fotos de alta qualidade e vídeos diretamente de Macs para outro Mac ou dispositivo com iOS. Ainda assim, ele continuará suportando as redes AIM, Jabber, Yahoo! Messenger e Google Talk. Usuários do Lion já podem baixar hoje uma versão beta do aplicativo, mas o seu build final só estará disponível junto do Mountain Lion.

O Reminders e o Notes ajudam a criar e acompanhar tarefas a fazer através de todos os dispositivos do usuário. Já o Game Center permite que usuários personalizem suas experiências com jogos no Mac, bem como encontrem novos títulos e desafiem amigos em partidas online multiplayer — independentemente se estiverem num Mac, iPhone, iPad ou iPod touch.

A Apple também está levando notificações instantâneas para o Mountain Lion, com uma central que dá fácil e rápido acesso a alertas de apps como Mail, Calendar, Messages e Reminders, bem como atualizações do sistema e de softwares de terceiros. As Share Sheets funcionam por todo o sistema e facilitam o compartilhamento de links, fotos e vídeos diretamente de apps quaisquer. Integrado ao Mountain Lion, o Twitter permite que você se logue uma vez e poste tweets diretamente do Safari, do Quick Look, do Photo Booth, do Pré-Visualização (Preview) e de apps de terceiros. Com o AirPlay Mirroring, usuários podem enviar um stream de vídeo seguro a 720p com toda a tela do Mac para uma HDTV conectada a uma Apple TV.

Messages no iPad, iPhone e MacBook Air com o OS X Mountain Lion

De acordo com a Apple, já são hoje mais de 100 milhões de usuários com contas do iCloud, por isso o Mountain Lion facilitará a configuração do serviço e acesso a documentos através de dispositivos. O sistema operacional agora utiliza o seu Apple ID para automaticamente configurar Contatos (Contacts), Mail, Calendário (Calendar), Messages, FaceTime e Find My Mac, enviando para a nuvem instantaneamente modificações feitas em documentos em qualquer aparelho. Uma nova API para desenvolvedores também permitirá que apps de terceiros todos trabalhem com o iCloud.

Já o Gatekeeper é um recurso de segurança que dá a usuários controle sobre quais apps podem ser baixados e instalados no seu Mac. É possível instalar apps de qualquer fonte, tanto quanto ocorre hoje, ou quem quiser pode optar pelo procedimento padrão de usar a Mac App Store. Para segurança máxima, é possível configurar o Gatekeeper para só permitir que a Mac App Store seja usada como fonte de download e instalação de aplicativos, visto que o conteúdo da loja é protegido pela Apple.

Quer mais? O Mountain Lion ainda virá com recursos específicos para usuários chineses, centenas de novas APIs para desenvolvedores, uma nova infraestrutura gráfica, maior suporte a gestos multi-touch e muito mais.

A Apple promete o lançamento geral do Mountain Lion na Mac App Store até o final do verão do Hemisfério Norte, inverno no Sul. Seu preço final ainda não foi divulgado.

Posts relacionados

Comentários