Dica de leitura: John Gruber conta a sua experiência de ter conhecido o OS X Mountain Lion há uma semana

iMac e MacBook Air com o OS X Mountain Lion

A Apple publicou agora há pouco um comunicado para a imprensa e um hotsite de apresentação do OS X Mountain Lion, mas alguns blogueiros e jornalistas tiveram acesso a ele com antecedência e estavam com artigos prontos para ir ao ar na hora exata estipulada pela empresa — uma prática bastante comum por aí.

Um deles foi John Gruber, do Daring Fireball.

iMac e MacBook Air com o OS X Mountain Lion

Em seu blog, ele conta como foi a experiência de ter assistido a uma keynote da Apple especial e única para ele. Sim, há uma semana Gruber viajou para Nova York e se encontrou com Phil Schiller e outros executivos da Apple num quarto de hotel, e teve ali uma apresentação exclusiva do Mountain Lion.

Schiller explicou que a Apple está tomando novos rumos, e esse deve ser um deles. O executivo provavelmente apresentou a mesma coisa para pelo menos uma dezena de pessoas, destacando dez principais novidades do Mountain Lion com uma demonstração prática, ao vivo, num iMac conectado via Wi-Fi a uma Apple TV (esta ligada a uma HDTV da Sony). E Gruber saiu de lá, assim como desenvolvedores do mundo todo a partir de hoje, com uma versão “Developer Preview” do novo sistema operacional da Maçã.

Gruber destaca que, a partir do Mountain Lion, a Apple deverá fazer com o Mac OS X o mesmo que faz desde sempre com o iOS: lançamentos anuais, num ritmo de desenvolvimento mais acelerado. Ou seja, o Mountain Lion chegará daqui a alguns meses e provavelmente um ano mais tarde, em 2013, já estaremos chegando à versão 10.9, com mais dezenas/centenas de novidades.

O artigo do blogueiro também destaca o quanto a Apple está se focando em volta do iCloud e também buscando uma maior consistência entre o Mac OS X e o iOS — por exemplo, renomeando alguns apps: Address Book é agora Contacts, iCal virou Calendar e o iChat está sendo substituído pelo Messages. A Apple não comenta nada sobre a possibilidade, mas muitos apostam que, daqui a algum tempo, o OS X acabará se mesclando de vez com o iOS num só sistema operacional.

Vale a pena ler mais sobre a experiência de Gruber e suas primeiras impressões sobre o Mountain Lion, no post original [em inglês].

Posts relacionados

Comentários