OS X Mountain Lion virá equipado com recurso “Documents in the Cloud” de verdade

Documentos na Nuvem

O atual Documentos na Nuvem (Documents in the Cloud) quebra um galho, mas está longe de ser um recurso parrudo e interessante, como imaginávamos que seria. Porém, com o OS X Mountain Lion, enfim teremos um serviço de sincronização de documentos decente, à la Dropbox.

Funcionará da seguinte forma: ao registrar seu Apple ID e configurar o iCloud, tudo que envolve o serviço (FaceTime, Mac App Store, iTunes Store, Mail, Messages, entre outras coisas) estará devidamente configurado. Ao abrir o Pages, no novo sistema, você vai se deparar com a janela abaixo:

Documentos na Nuvem

Percebeu as opções ali no canto superior esquerdo? Você poderá abrir tanto documentos locais (arquivos que estão no seu computador) quanto documentos armazenados no iCloud. Abriu e editou? Tudo é automaticamente salvo e sincronizado, não importando onde a mudança foi feita (iPad, iPhone/iPod touch ou Mac). Quer deixar seu arquivo na nuvem? Basta arrastá-lo para dentro da janela iCloud, podendo inclusive criar pastas para agrupar determinados arquivos (acima, vemos um exemplo com a pasta “School”).

Só que o mais bacana disso tudo é que o recurso não vai se limitar ao iWork, já que o Editor de Textos (TextEdit) — provavelmente outros nativos do sistema — e qualquer outro aplicativo de terceiros poderá ter a função, bastando utilizar a API (Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicativos) do serviço que será liberada pela empresa.

Agora sim, Apple! 🙂

[via Pocket-lint]

Posts relacionados

Comentários