No Mountain Lion, aplicativos da Apple pré-Mac App Store serão “trocados” pelas versões disponíveis na loja [atualizado 2x]

Ícone do Lion - Mac App Store

Ontem comunicamos que o Software Update será migrada para dentro da Mac App Store. Em vez de ter os dois sistemas de atualização (Atualização de Software e Mac App Store), tudo agora será feito através da MAS, até mesmo atualizações do sistema — como drivers de impressoras, firmwares, etc. Mas como iremos fazer, então, para atualizar aplicativos que compramos ou ainda temos em DVD, como por exemplo o iWork ’09 ou o iLife ’11?

Atualização de software - OS X Mountain Lion

De acordo com o Cult of Mac, isso não será um problema no novo sistema, que vai detectar tudo automaticamente e perguntará se você quer linkar determinado software com a versão disponível na loja, através do seu ID da Apple. Fazendo isso, provavelmente a Apple substituirá a versão “antiga” pela da Mac App Store. A partir desse momento, tudo poderá ser atualizado pela própria loja.

Para quem não lembra, essa foi uma das reclamações que fizemos em um artigo de julho passado.

Muitas pessoas possuem iLife ’11, iWork ’09 [cadê o iWork ’11, Apple?] e/ou Aperture em versão DVD. Normal, pois essa era a forma que a Apple distribuía seus apps antes da Mac App Store. Mas por que a Maçã não dá aos compradores desses apps a chance de “trocar” suas versões pelas da Mac App Store? Isso facilitaria muito a vida dos usuários na hora de uma reinstalação, além de acabar com a confusão na hora de atualizar o software (vou pela Atualização de Software [Software Update] ou pela Mac App Store?).

Menos uma coisa para nos preocuparmos. 😉

Atualização

Como bem nos alertou o leitor Willian Max, nos comentários, tudo leva a crer que isso *não* acontecerá. Os softwares da Apple comprados fora da Mac App Store serão, sim, atualizados dentro da MAS, mas isso não é a mesma coisa que que “trocar” os apps pela versão da loja. Tudo continuará como está, com a única diferença de que a Atualização de Software passará a ser dentro da loja, conforme já dissemos.

Atualização II

Está aí a comprovação, enviada por Paulo Henrique Oliveira:

Atualização de Software na Mac App Store

Como podemos ver, a atualização acontece dentro da loja, mas os aplicativos não são “trocados” por versões equivalentes da Mac App Store — afinal, existe atualização até mesmo para o iDVD, que nem é vendido na MAS.

Pronto, esclarecido. 🙂

Posts relacionados

Comentários