Hackintosh: em sua primeira versão de testes, Mountain Lion suporta nativamente diversas GPUs

Ícone - OS X Mountain Lion

Antes, Macs eram máquinas bem mais caras que a concorrência. Hoje, nem tanto. Pelo contrário, um MacBook Air possivelmente é mais barato que qualquer notebook similar. Então, não foi com surpresa que essa notícia me pegou. De acordo com o tópicos nos fóruns tonymacx86 e netkas.org, a vida dos “Hackintoshers” será facilitada com a chegada do OS X Mountain Lion — pelo menos se as coisas continuarem como estão.

Ícone - OS X Mountain Lion

O suporte a placas gráficas (GPUs — Graphics Processing Unit, ou Unidade de Processamento Gráfico) sempre foi uma dor de cabeça para quem gosta de rodar o OS X em hardwares não-autorizados. Com o novo sistema, parece que as coisas estão mais fáceis, já que ele suporta nativamente as placas AMD Radeon HD 6950 e 6970 — a primeira inclusive foi reconhecida sem modificações até mesmo quando um usuário voltou a utilizar o OS X Lion após testar o novo sistema.

Em outro tópico, vemos que o suporte a placas NVIDIA 5xx também é reconhecido nativamente — um usuário comentou ainda que a GTX 570 roda melhor no OS X Mountain Lion, sem qualquer modificação, do que no Lion com remendos aplicados.

É claro que existem inconsistências, como fazer o boot do Mountain Lion para o OS X Lion — parece não funcionar caso a GPU 6950 esteja conectada a um display ou utilizando o OS X Mountain Lion via VMware Fusion. Todavia, nada mais normal quando estamos falando da primeira versão de testes de um novo sistema operacional.

Voltando ao assunto do primeiro parágrafo, vendendo Macs e iGadgets do jeito que está, definitivamente os “Hackintoshers” não são uma preocupação tão forte para a Maçã — por isso não me surpreende essa facilidade em rodar tudo quanto é tipo de GPU no novo sistema.

[via 9to5Mac]

Posts relacionados

Comentários