Confira mais novidades do OS X Mountain Lion, que chegará no meio do ano

Ícone - OS X Mountain Lion

Ícone - OS X Mountain LionComo você já deve ter visto, apresentamos muitas novidades que vão chegar com o OS X Mountain Lion — mostramos um vídeo oficial da Apple com as principais novidades (destacadas por ela), as mudanças no Safari, na Atualização de Software, no Launchpad e no Dashboard, o novo (e verdadeiro) Documentos na Nuvem (Documents in the Cloud), a integração com o Twitter, Flickr, Vimeo e outros.

Também falamos do Gatekeeper, mostramos um vídeo de dois minutos com 30 novidades do sistema, hands-on da função AirPlay Mirroring, as mudanças nos aplicativos Contatos e Calendário, falamos da preparação para futuras telas Retina, que a Apple removerá o utilitário X11 e que o SO será capaz de ler código de barras especiais. Ufa… 😛

Mas não para por aí. Como a própria Apple disse, são mais de 100 novidades! Hoje trazemos mais algumas, confira:

Mail

Diferentemente da atual versão no OS X Lion, o Mail ganhou uma busca integrada, como no Safari. Basta acionar o atalho Command + F — ou escolher o recurso através do menu Editar — que a nova busca aparece. Nada de caixas flutuantes separadas do aplicativo; agora, a busca é inline e mostra todas as palavras procuradas de uma vez só.

Busca no Mail - OS X Mountain Lion

Vale notar que a função de substituir palavras continua disponível — somente, é claro, ao realizar uma busca enquanto estiver compondo uma mensagem.

Alguns iriam enlouquecer caso a chegada de todo e qualquer email fosse notificado pela nova Central de Notificações do sistema — você tem 548 novas mensagens! Mas isso só acontecerá se você quiser. No novo Mail, podemos escolher se queremos ser notificados por emails da Caixa de Entrada, VIPs, pessoas que fazem parte da lista de contatos ou, se preferir, por qualquer email que aparecer.

Preferências do Mail - OS X Mountain Lion

Vale notar também que tanto as notificações quanto o recurso VIP poderão ser usados na criação de regras — podemos, por exemplo, criar uma regra para que todas as mensagens enviadas por uma determinada pessoa seja notificada, ou que mensagens VIPs fiquem com o fundo azulado.

Preferências no Mail - OS X Mountain Lion

A nova função VIP também merece destaque. Nela, podemos marcar qualquer pessoa para ser uma Very Important Person — basta marcar uma estrela ao lado do nome da pessoa. O que muda, com isso?

VIPs no Mail - OS X Mountain LionComo podemos ver na imagem ao lado, uma nova opção aparece logo abaixo da Caixa de Entrada, na qual ficam os nomes VIPs. Ali, você tem acesso a todas as mensagens recebidas e enviadas para a pessoa (inclusive as que estão na Lixeira), independentemente da pasta onde ela foi armazenada.

Por último, não temos mais a função RSS no Mail — com certeza pouquíssimas pessoas usavam esse recurso. O que eu achei estranho foi saber que o Safari também não incorpora mais o recurso. Todavia, acho que ele ainda ganhará o suporte, em sua versão final. Do contrário, teremos que recorrer a um outro aplicativo.

Sistema como um todo

O Share Sheets, botão usado para compartilhar conteúdo, está em tudo quanto é lugar, até mesmo no Quick Look. Eu particularmente adorei a opção e com certeza vou usar bastante.

Outra novidade do Mountain Lion é a opção de sincronizar contas entre dois ou mais computadores, tudo pelo iCloud. Não sabemos ainda exatamente quais informações serão sincronizadas, mas com certeza ajudará pessoas que possuem um Mac em casa e outro no trabalho, por exemplo.

O compartilhamento de tela no novo sistema também ganhou novidades. Agora podemos arrastar um arquivo ou pasta da tela compartilhada para o próprio ambiente de trabalho. O Time Machine também foi melhorado, oferecendo suporte a múltiplos discos.

Time Machine - OS X Mountain Lion

O painel de acessibilidade foi reorganizado — ele agora para a se chamar Acessibilidade, e está localizado no grupo Sistema (System), e não mais em Pessoal (Personal) —, deixando tudo mais simples e fácil. Compare com o painel do seu OS X em Preferências do Sistema » Acesso Universal, para ver a diferença.

Acessibilidade - OS X Mountain Lion

O Mountain Lion também ganhou novas proteções de telas, parecidas com as da Apple TV. Agora podemos ver slideshows de fotos armazenadas no iPhoto, Aperture ou em uma determinada pasta do sistema — são mais de 15 opções de animações.

Proteção de tela - OS X Mountain Lion

Como disse, já falamos do Dashboard. Contudo, não mencionamos que ele também poderá ser organizado em pastas, como já acontece no Launchpad e no iOS.

Dashboard - OS X Mountain Lion

Todavia, na hora de procurar por widgets, a Apple ainda nos direciona para uma página no site da empresa (velha que só)! Já passou da hora de ela incorporá-los na Mac App Store, não?

O visualizador de impressões também ganhou novidades, mostrando uma miniatura do que está sendo impresso — podendo ainda ser visualizado no Quick Look.

Impressora - OS X Mountain Lion

Impressora - OS X Mountain Lion

A interface para digitalizar um documento também foi melhorada, como podemos ver abaixo:

Scanner - OS X Mountain Lion

Scanner - OS X Mountain Lion

Assim como acontece no iOS, quando você comprar um aplicativo em um Mac, poderá optar por baixar automaticamente esse mesmo aplicativo em outra máquina identificada com seu ID da Apple.

Apps in the Cloud - OS X Mountain Lion

Outras pequenas melhorias: o gesto de dois cliques com três dedos no trackpad para definirmos uma palavra no dicionário foi alterado para apenas um clique; o atalho Command + Shift + S agora duplica um arquivo.

E aí, ansioso para o lançamento do Mountain Lion? 😛

[via Macworld: 1, 2; AppleInsider: 1, 2]

Posts relacionados

Comentários